8 - Expanda-se! Estoure!

Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas”. (Isaías 54:2)

O objetivo principal do livro de Atos parece ser o de descrever a unção do Senhor e a plenitude do Espírito que pairou sobre aqueles irmãos. Muitos hoje têm uma visão muito restrita desse livro. Alguns nos levam a ver o livro de Atos apenas como um livro que relata o fato de que o Espírito do Senhor foi derramado e os cristãos falaram em línguas. Mas esta não é a principal experiência que esse livro enfatiza.

É verdade que o livro de Atos se refere a pessoas que receberam o Espírito e, em alguns casos, falaram em línguas. Mas à medida que você lê o livro de Atos você encontra histórias como, por exemplo, sobre a igreja em Éfeso (Atos 19). Quando Paulo encontrou ali alguns discípulos e impôs as mãos sobre eles. Eles receberam o Espírito, falaram em línguas e profetizaram (note que eles foram além do falar em línguas e entraram num fluir profético). Quase que imediatamente houve uma libertação para se falar a Palavra do Senhor e, num período de dois anos, todos na Ásia Menor (ou Turquia, como hoje é chamada), ouviram a Palavra do Senhor. Aquela campanha evangelística fenomenal começou com doze pessoas sendo cheias do Espírito e, a partir daquele pequeno começo, a Palavra começou a encher a terra. No dia em que os discípulos receberam o Espírito, eles falaram em línguas e profetizaram, e aquele fluir profético se tornou uma onda esplêndida da Palavra de Deus que se manteve crescendo e sobrepujando todas as coisas. As pessoas traziam seus livros de magia, que valiam uma fortuna, para serem queimados. A Palavra de Deus cresceu poderosamente e prevaleceu (Atos 12:24 e 19:20).

 

Nunca esteve nos planos de Deus que a Palavra que Ele nos dá fique limitada em nós mesmos. Ele nos dá o Espírito Santo e, assim, à medida que nos achegarmos a Ele e bebermos Dele será como o Senhor disse: “…do seu interior fluirão rios de água viva.” (João 7:38). Quando o Senhor lhe dá uma Palavra, Sua intenção é a de que aquela Palavra comece a crescer até que Ela possua você completamente. Depois de algum tempo você também precisa estar falando a Palavra do Senhor. Depois de beber do Espírito Santo você também deve se tornar uma fonte de água viva. Procure se lembrar de como as Escrituras fluíram e de como os discípulos começaram a falar a Palavra do Senhor no Novo Testamento.

Desde o início da restauração da Igreja até agora pudemos observar algumas fases que progrediram historicamente. Com certeza, nos tempos de Martinho Lutero, não houve cultos de conversão. Mais tarde, porém, surgiu uma ênfase no evangelismo que deixava bem claro o que realmente significava nascer de novo em Jesus Cristo. Um pouco mais adiante, John Wesley trouxe seus ensinamentos sobre uma total santificação. Contudo, nenhum dos cristãos, em todos esses diferentes períodos ou tempos da restauração, receberam experiências tão profundas como as que estamos recebendo hoje (confira Atos 3:19-21 e leia mais sobre a Restauração da Igreja em nosso site www.reinonet.com.br).

p>No início da restauração, as experiências eram superficiais – mas estava nos planos de Deus que elas se tornassem cada vez mais profundas à medida que a restauração progredisse. Anos atrás, em alguns grupos, cristãos diziam: "Louvado seja Deus. Agora estamos cheios do Espírito Santo e do fogo." Entretanto, na verdade, não havia fogo algum, e muito pouco do Espírito Santo. Eles diziam: "Nós falamos em línguas como fizeram os cristãos do Novo Testamento." No entanto, eles não se moviam na autoridade e poder dos primeiros discípulos. Suas experiências eram simplesmente o INÍCIO da restauração da experiência relatada em Atos.

 

Uma vez que suas experiências tendem a se tornar mais profundas à medida que o tempo passa, você precisa sempre retornar e fortalecer sua experiência de salvação e o arrependimento (Hebreus 6:-3). Busque a Deus por essa profunda experiência de libertação para a sua vida. Busque uma libertação da carne. Uma coisa é ser salvo, outra, bem diversa, é ser totalmente salvo (1 Tessalonicenses 5:23; Hebreus 7:25). Você pode ser salvo, mas é salvo totalmente? Você recebeu o Espírito Santo? Você tem porção dobrada do Espírito Santo? Que nível de profundidade teem as suas experiências?

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. (Provérbios 4:18). Tudo o que você recebe de Deus tem o potencial para se expandir. O Senhor não lhe dá nada que não irá crescer em seu coração (Mateus 13:33). Sua dedicação, bem como sua revelação, precisam crescer. O Senhor quer que suas experiências se expandam e cresçam dia a dia. A falta ou a diminuição na intensidade das experiências é um mau sinal e revela o tipo errado de morte que está operando em você. Coloque de lado a arrogância humana que diz: "Louvado seja o Senhor! Cinco anos atrás eu encontrei o Senhor e tive uma experiência real com Ele. Alguém impôs as mãos e profetizou sobre mim…" Não! Creia por algo maior à medida que o tempo passa.

O Senhor está liberando, bem agora, uma profundidade de experiências maior que em toda a restauração até aqui. Nosso conhecimento do Senhor está se expandindo: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...” (Oséias 6:3). Nós precisamos buscar ao Senhor por uma porção dobrada do Espírito, por uma libertação e por uma cura maior. Você precisa estar pronto para uma experiência com o Espírito Santo em que esteja fluindo e se derramando constantemente.

Esse desejo por conhecimento e experiências mais profundas nos conduzirá à restauração da experiência descrita no livro de Atos: os discípulos foram todos cheios do Espírito Santo e falaram a Palavra do Senhor com intrepidez. Tanto os textos de Atos 1:8; 4:30 como em Efésios 5:18, 19 associam o enchimento do Espírito Santo com a intrepidez para proclamar a palavra do Senhor.

Você gostaria de ter uma nova experiência de ser cheio com o Espírito Santo e falar a Palavra com intrepidez? Depende apenas de você desencadear esta fome. Quanto mais você é cheio do Espírito, mais profunda será a Palavra que fluirá de você. Você simplesmente não consegue se mover em algo que não tem. Se você fala a Palavra com uma eficácia limitada, e não importa o quão alto você grite, então você precisa ir um pouco mais fundo e clamar a Deus por uma fé mais profunda e por uma unção maior.

Quando estiver num culto em que haja exortação e profecia, esteja pronto e ansioso para ver aquelas profecias se cumprirem. Quando o povo de Deus profetizar – sobre qualquer situação – ele deve realmente esperar por uma mudança. Precisa existir uma violenta explosão de fé. É tempo de analisar muito cuidadosamente o quanto você tem de Deus e buscar um pouco mais. Aproprie-se de Deus constantemente. Entre na grande unção do Espírito Santo e clame por aquilo que Deus irá fazer em sua vida. Então o Senhor irá fazer com que isso aconteça.

O Senhor tem muito mais para nos movermos do que estamos nos movendo agora. A maneira mais rápida de se mover naquilo que Ele quer é pedir que o Senhor o encha novamente. Você pode pensar que já está completamente cheio, mas a sua capacidade aumentou desde a primeira vez que foi cheio. Para ilustrar, em todas as casas há jarros de vários tamanhos; aqueles com capacidade de um quarto, meio ou um litro. Há uma grande diferença entre um quarto e um litro. Se você é, espiritualmente, um jarro com capacidade de apenas um quarto, sua capacidade precisa ser aumentada. À medida que você avança no Senhor você começa a se expandir e, cada vez mais, torna-se necessário sempre um pouco mais para enchê-lo. O povo de Deus precisa constantemente buscar ao Senhor e se reunir mais e mais para se encher.

Ao permitirmos que a Palavra de Cristo habite ricamente em nós, seremos capazes de falar uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, nos chegando sempre a Ele para sermos cheios novamente (Colossenses 3:16). Precisamos simplesmente nos tornar condicionados à relação que existe entre sermos cheios da plenitude espiritual e termos a capacidade de falar a Palavra do Senhor eficazmente.

Leia mais em nosso site, www.reinonet.com.br sobre a
Escola Para Profetas” e as “Pérolas Diárias” anteriores a esta.

voltar para Pérolas Diárias

left show tsN fwR normalcase|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left show fwR uppercase bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase c05|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||