17 - O Perfil de Homem e de Mulher do Reino

Nesta mensagem poderemos verificar alguns dos aspectos do tipo de
Homem ou Mulher que são requerido nestes dias em que vivemos.

Quando as Escrituras explicam ou se referem ao caráter de um homem ou mulher, também explica a espécie e o tipo de treinamento (educação) que eles tiveram em sua juventude. Quando Deus descreve os filhos de Eli, diz que eles se fizeram vis e que Eli não os repreendeu (1 Samuel 3:13). Acreditem se quiserem: Eu penso que a criança que é deixada por sua própria conta, se transformará num Frankenstein em sua própria casa. Eu tenho aconselhado a muitos pais que estão aturdidos, porque aos poucos os seus filhos os estão deixando “louco“. Eles amam seus filhos, mas não podem tolerá-los. Eles simplesmente não conseguem permanecer por perto deles. Desejam estar longe deles, tanto quanto puderem, e eu sei por quê. Eles não os restringiram, não os disciplinaram nos momentos devidos e criaram pequenos “monstros“ com quem ninguém quer viver ou se relacionar com eles.

ADONIAS era um homem simpático. Ele nasceu depois de Absalão que era muito bonito. Mas Davi não sabia como ser pai, quando começou a criar seus filhos. Os filhos que nasceram por último tiveram uma melhor educação. Suponho que Davi aprendeu a criá-los errando. Amnom e Absalão, como vocês se lembram, não tinham disciplina paterna, não tinham restrições dos seus pais (2 Samuel Cap. 13).

Poderíamos então perguntar: Qual o propósito da disciplina?

No que tange ao mundo natural como ao espiritual, as únicas pessoas que sobrevivem e têm sucesso na vida, são aquelas que são disciplinadas e educadas corretamente. Paulo disse: “...mas esmurro o meu corpo, e o reduza à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo ser desqualificado.” (1 Coríntios 9:27). O Propósito da disciplina não é machucar a criança ou o adolescente. O ÚNICO objetivo da disciplina é que eles sejam ensinados a serem disciplinados, para si autodisciplinarem. Quando eles “entram em contato com o mundo” descobrem que o mundo não é todo “pêssegos com creme”. Aí, então, eles entenderão que não podem fazer tudo o que desejam ou gostam, pelo contrário, terão que fazer muitas coisas que não pensavam e que são contra a sua vontade. Por isso eles precisam trazer dos seus lares esta disciplina. Eles precisam aprender a ter responsabilidades. Têm que dar e receber. Não podem pensar só em si mesmos. Eles precisam pensar também naqueles que vivem a seu redor... primeiramente, na sua família, depois, com aqueles que vivem em sua volta, na escola, no bairro, etc. Nossos filhos precisam aprender a contribuir, participarTodo propósito, portanto, da disciplina, é nos levar a um ponto em que nós sejamos disciplinados em tudo.

Em Hebreus 12: 5-11, lemos: ”E estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco. Filho meu, não menospreze a correção que vem do Senhor, nem desmaieis quando por Ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama, e açoita a todo filho a quem recebe. É para a disciplina que perseverais (Deus vos trata como a filhos); pois, que filho há a quem o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo sois bastardo, e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao pai dos espíritos, e então viveremos?” Pois eles” (nossos pais naturais) “nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhe parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da Sua santidade. Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça”. Também temos uma outra passagem: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê pois, zelosos, e arrepende-te.” (Apocalipse 3:19).

ADONIAS nunca tinha se disciplinado; e, como resultado, o seu egoísmo era enorme. Sua ambição não conhecia limites. Ele se viu preso destes sentimentos até o ponto em que finalmente foi morto pela espada (1 Reis 2:24-25). Salomão o mandou matar. Se esse ambicioso irmão mais velho tivesse sido deixado à vontade, teria transtornado o reino de Salomão. Cedo ou tarde, ele o teria desafiado.

Algumas vezes parece difícil tomarmos uma decisão; mas sempre que você encontra um “ambicioso homem de Deus” é bom evita-lo. Quando encontro ministérios que são pessoalmente ambiciosos, fico longe deles. Fico longe porque cedo ou tarde eles serão um perigo e um problema para o Reino de Deus. Isto significa que não podemos ter comunhão com eles? Sim, é. A ambição deverá morrer, porque esta ambição pessoal e o interesse próprio, não têm lugar no Reino de Deus.

ADONIAS foi um exemplo disto. Seu pai nunca o contrariou em tempo algum dizendo: “Por que procedes assim?”. Seu pai sempre deu a ele tudo que queria. Essa é a forma mais rápida de arruinar e destruir uma pessoa.

Vocês, pais e mães, estão preocupados em fazer de seus filhos e de suas filhas bons maridos e boas esposas? Sei que devem estar preocupados... Vocês podem orientá-lo(as) quando eles(as) ainda tiverem com cinco ou seis anos de idade; este é o tempo em que vocês devem começar a treiná-los. Umas das razões de muitos lares estarem sendo destruídos atualmente, é que as pessoas entram no casamento sem qualquer preparo para ele. Não há nenhuma disciplina mental, espiritual ou física, em qualquer fase de suas vidas, que os prepare para o casamento.

O Casamento deve ser uma experiência maravilhosa, e pode ser uma experiência maravilhosa quando você aprende que o amor é realizado quando vocês se dão uns ao outro.

As pessoas que nunca aprenderam disciplina têm a idéia de que o amor é somente conseguido. E, porque elas querem receber e não dar, descobrem que o amor não floresce duradouramente, mas, cedo, morre. Ele se transforma numa coisa morta. O verdadeiro amor é expresso pela doação mútua. É no dar o amor que a sua realização é obtida. A vida, portanto, nos propicia grandes realizações quando TODOS aprendem como viver desinteressadamente.

Sempre que a restrição e o desinteresse não são aprendidos, e quando as crianças e jovens nunca aprendem a dividir as coisas, elas perdem uma lição importante. Vocês têm testemunhado estes fatos; não é verdade que há mais insucesso no casamento entre aqueles que não tiveram muitos irmãos e irmãs? Como podemos explicar isto? É porque uma criança sozinha, na maioria das vezes, não é muito restringida. Ela, geralmente, não é ensinada a repartir. Ela não foi criada na disciplina que necessita. É sábio, desde o começo, ensinar que todos devem repartir, e que devemos nos disciplinar.

Não podemos ter “grande sucesso” sem esta disciplina pessoal, seja no ministério, na vida profissional ou em qualquer outra área. O músico que não disciplina seu tempo para treinar nunca será exímio. O estudante que não se disciplina para se dedicar a seus livros e investigar completamente a matéria nunca será um erudito. O homem que não cuida de seu ministério nunca se desenvolverá muito como ministério. Ministério não é algo que você liga e desliga: é algo a que você se dedica totalmente. Ainda que Deus faça tudo, poucas pessoas estão dispostas a gastar o tempo e o esforço necessário para submeter-se à disciplina requerida.

Em 2 Timóteo 2:3-7 Paulo ensina a seu filho na fé, Timóteo, como se disciplinar para alcançar sucesso no ministério. Ele mostra que a nossa disciplina precisa ser igual a de um soldado em serviço, que não se distrai com nenhum negócio desta vida; também deve ser como um atleta que não é coroado se não lutar segundo as normas e regras e, por fim, ele lembra que toda disciplina terá devida recompensa, assim como o lavrador é o primeiro a participar dos frutos de seu trabalho.

Nos dias de Davi, podíamos ver bem isto nas características de Benaia, Zadoque e Natã... Eram homens maravilhosos movendo-se em muita dedicação e funções bem específicas... O Corpo de Cristo irá precisar disto nestes dias, e... Crescia a Palavra de Deus e, em Jerusalém, se multiplicava o número de discípulos; também muitíssimos sacerdotes abedeciam à fé. (Atos 6:7).

Também é importante que nós vejamos as pessoas certas sendo levantadas por Deus para comissionamentos bem específicos. Esta tem sido a tendência: Cada vez mais, acontece a delegação da autoridade e de responsabilidade neste Remanescente. Em cada uma destas áreas precisaremos ver esta disciplina, responsabilidade e o comissionamentos em funcionamento. Este Caminhar nunca será uma organização humana, mas nossas Comunidades poderão ministrar e satisfazer a TODAS as necessidades e a todas as demandas a que forem solicitadas. Vamos crê que Deus suprirá todas as necessidades? Precisamos orar muito sobre estes aspectos.

“Quanto mais eu vivo, mais persuadido estou de que os VERDADEIROS HOMENS são escassos. Eu não estou falando do tipo de gente que anda por ai vestido de calças – ou de bermudas – e chama-se a si mesmo de homens; refiro-me a verdadeiros homens com coragem para ser HOMEM. Estamos vivendo num tempo de frustração, ao ponto de vermos as pessoas se perdendo e despedaçando-se como pessoas.

Precisamos fazer algo para acabar com isto. Sejam homens... Levantem-se !!! Esta foi a instrução que Davi, em seus últimos dias de vida, deu a seu filho Salomão: “Aproximando-se os dias da morte de Davi, deu ele ordens a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem.”(1 Reis 2:1, 2).

Tenham a coragem de ser diferentes. Assumam seus lugares como membros do Corpo de Cristo. Tenham a coragem de “andar com Deus” sem ser um detestável religioso. A humanidade não está clamando por uma religião perfeita, está necessitando de ver cristãos autênticos, homens e mulheres verdadeiros. Uma porção de pessoas, com o coração quebrantado estão só esperando que as ternas misericórdia do evangelho os alcance... Não pode haver uma forma de sabedoria pela qual nós poderíamos estar prontos a dar respostas a qualquer homem que nos perguntar? (1 Pe. 3:15). Não podemos ter uma santidade e dedicação que possa ser saudável, natural e simpática ao mundo?

Qualquer coisa que fizer, mostre paciência e amor uns pelos outros... Muitos dos Seus tratamentos e disciplinas de Deus trarão este povo zeloso e de boas obras (1 Timóteo 2:11-14). Ele está criando este povo que estará pronto para fazer a Sua vontade sobre a terra, nesta geração. (Efésios 2:10).

O que está sendo colocado diante de nós, não é um caminho fácil, mas, certamente, é um caminho espiritualmente muito sadio – um caminho para sermos fortes, sermos homens e mulheres corajosos e que possamos ministrar uns aos outros amor e fé. Quem quiser ser um autêntico cristão nesta geração terá quer ser verdadeiro homem ou mulher. Permaneça na batalha. Não deserte. Em nenhuma hipótese, volte para trás, porque estas disciplinas – devastações – e desertos os tornarão mais fortes e inabaláveis... (Salmos 28:7-9 e 84:5-7). Você crescerá na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo (2 Pedro 3:18). Seja encorajado a avançar !

“Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a TODOS os homens, educando-nos para que, renegada a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Cisto Jesus, o qual a si mesmo se deu por NÓS, afim de remir-nos de toda a iniqüidade, e purificar para si mesmo UM POVO exclusivamente seu, zeloso e de boas obras”.(Tito 2:11-14).

 

Resumo da Palavra...
“O REINO: MAIS DO QUE UMA COROA NA CABEÇA”
Veja a Palavra completa em nosso site:
Seção: Ensinos do Reino

 

voltar para Pérolas Diárias

left show tsN fwR normalcase|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left show fwR uppercase bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase c05|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||