14 - Motivando o Seu Coração (Parte II)

A PROFECIA PRODUZ ÂNIMO, MOTIVAÇÃO,
ENTUSIASMO E ENCORAJAMENTO

No período da Restauração, com Esdras e Neemias, os povos que habitavam na terra desempenharam grandes esforços para desanimar e desmotivar o povo de Deus, na obra de reconstrução do Templo e da cidade de Jerusalém. De fato, eles conseguiram interromper o trabalho de restauração durante 15 anos, até que, os profetas Ageu e Zacarias, se dispuseram a profetizar aos judeus (Esdras 4:24 a 5:2). Então, a motivação, a coragem e o ânimo voltaram ao coração do povo: “Assim, edificamos o muro, e todo o muro se fechou até a metade de sua altura; porque o povo tinha ânimo para trabalhar”. (Neemias 4:6).

A profecia tem este grande ingrediente de exortar - animar e motivar as pessoas. “Mas o que profetiza, fala aos homens, edificando, exortando e consolando”; 1 Coríntios 14:3. Este texto mostra que a profecia é o dom que mais contribui para o nosso crescimento e desenvolvimento espiritual em Cristo. A palavra “exortar” pode ser entendida como encorajar. As promessas de Deus, vindas através das profecias, nos trazem grande alento, ânimo e encorajamento (Hebreus 6:18). A profecia ungida, que declaramos em nossos cultos, é um dos grandes fatores que despertam nossa vontade de agir (motivo + ação = ação focalizada). A profecia motiva e encoraja a avançar.

Já a palavra “consolar”, é bem parecida com exortar. No grego temos a palavra “paramutheomai” (semelhante a “paracleto”, o Espírito Consolador). Esta palavra mostra que a profecia libera o Espírito Santo em nossas vidas para nos ANIMAR, encorajar e consolar. O Espírito Santo, por meio da profecia, tira toda tristeza que abate nosso coração e mente, dando-nos novo ânimo. Por isso a profecia é o melhor remédio para motivar e estimular a vontade dos irmãos em seu caminhar com Deus.

O livro de Atos mostra que Barnabé era um profeta e tinha uma unção especial para exortar, animar e encorajar as pessoas; “José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Bar-nabé (filho-exortação), que quer dizer filho de exortação, levita, natural de Chipre”; Atos 4:36. Lembre-se que foi Barnabé o grande motivador do ministério de Paulo e do jovem ministério João Marcos. Este teve um momento de medo e vacilou, retrocedendo da missão (Atos 13:13). Porém, Barnabé, que também era seu primo, o ajudou a se reerguer, mesmo que isso o fizesse separar de Paulo (Atos 15:36-40). Mais tarde, João Marcos foi muito útil para o ministério do próprio Paulo (2 Timóteo 4:11). Atos também mostra como os profetas Judas e Silas consolaram e fortaleceram a comunidade em Antioquia (Atos 15:30-33).

Por isso, em nossas reuniões e relacionamentos, o dom de profecia, o encorajamento, deve ser priorizado. Você percebe que quando nos relacionamos com fé, estamos sempre nos estimulando uns aos outros? Veja a passagem de Hebreus 10:24, 25  - “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos ESTIMULARMOS ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações, e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima”. Nossos relacionamentos devem ser plenos de fé uns pelos outros, a ponto de nos estimularmos, encorajarmos e motivarmos uns aos outros. Quanto mais o tempo do fim se aproxima, tempos difíceis, devemos motivar uns aos outros.

Esta é uma admoestação para hoje!
Fuja da passividade e mornidão próprias desta era.
Envolva-se com o Corpo de Cristo, o que manterá seu coração em um alto nível de motivação e entusiasmo pelos negócios do Pai.

MOTIVAÇÃO É UM FATOR DA PROFECIA

Existem três fatores que compõem o dom de profecia e que são muito importantes: fé, revelação e entusiasmo. O entusiasmo é um ingrediente da profecia que precisa ser purificado. E o entusiasmo é também uma característica da juventude que deve ser canalizada para o nível do espírito. A promessa é: “... vossos filhos e vossas filhas profetizarão”.

A palavra entusiasmo origina-se de en theos, duas palavras gregas que significam “em Deus”, ter um deus dentro de si. Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses e por causa disso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse entusiasmado por Ceres (deusa da agricultura) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e assim por diante. Segundo os gregos, só pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano. Era preciso, portanto, entusiasmar-se.

Nos tempos passados as pessoas tinham entusiasmo quando estavam em Deus e não encontravam qualquer prazer em viver longe do Senhor. Você pode realmente deixar o nível de sua motivação humana e entrar na pura motivação divina para viver. Na medida que você aprende a beber do Espírito, o entusiasmo vem. Muitas vezes as circunstâncias em sua vida podem não ser uma boa base para a sua liberdade e, se você se envolve muito com as circunstâncias, pode se tornar muito infeliz. Em Deus há liberdade, gozo e motivação em seu espírito. Quando há, em seu espírito, um forte regozijo por você estar crendo em Deus, então esta é a hora de profetizar. Profetize a partir da violência da emoção purificada. Por obedecer à verdade, a sua alma é purificada diante de Deus (1 Pedro 1:22). Então, quando você se levantar e profetizar, haverá libertação. A sua profecia ganha força à medida que o fogo dos testes o purifica. A cada dia você se tornará mais e mais uma epístola viva de Cristo para falar uma Palavra Viva.

Hebreus 11:3 diz que através da fé nós entendemos que o universo foi criado pela Palavra de Deus. Não importa o que atravessarmos, podemos crer que tudo acabará bem. Uma verdade com relação a isto é encontrada em Romanos 8:28 -“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito ”. Mesmo que as pessoas e as forças satânicas trabalhem contra as nossas vidas, uma estranha lei de Deus faz com que tudo coopere para o nosso bem. É difícil compreender isso. O diabo pode vir contra você para destruí-lo, mas Deus tem uma lei que entrará em ação para que tudo se transforme em bênção.

Anos depois dos irmãos de José o terem vendido, ele se reuniu com eles e disse:Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida(Gênesis 50:20). Foi assim que nasceu o ministério de José. Deus teve muito o que fazer para refinar aquele jovem confiante, antes que ele pudesse se tornar um salvador para o mundo antigo através da maneira como armazenou comida. O ministério de José não veio à luz até que Deus o tivesse testado na Palavra que Ele havia lhe dado – para que sua fé, sua visão e sua revelação se tornassem mais fortes. A visão profética pura para interpretar sonhos provavelmente nunca seria dada a José se ele não tivesse sido falsamente acusado, aprisionado e esquecido pelos homens. Apenas na prisão os seus poderes de discernimento e sua habilidade para interpretação vieram à luz.

Deus sabe como transformar tudo em bênção, mas você pode ajudá-Lo e fazer com que as coisas sejam mais rápidas e fáceis para você. Pare e pense sobre o que o Senhor está tentando trabalhar em você. Ele está tratando com sua incredulidade ou com uma tendência a retroceder? Ele está tentando remover as reações da velha natureza em você? Ele está renovando e transformando sua mente e lhe trazendo a mente de Cristo? Então, comece a profetizar que o Senhor irá libertá-lo e abençoá-lo, trazendo tudo à Sua perfeita vontade. Isso agiliza todo o processo. O Senhor lhe mostra o que Ele quer que você faça e quanto mais cedo você fizer isso, mais cedo você se livrará dos tratamentos.

Você pode orar por um problema, esperando que, ao acordar pela manhã, ele tenha desaparecido. Quando tudo indica que o Senhor parece não estar interessado em tratar com aquele problema, você pode querer desistir de orar. Mas, em vez de desistir, você deve aprender a dizer: “Senhor, este problema me perturba, mas os meus olhos estão sobre Você, e eu vou servi-Lo e andar com o Senhor apesar desse problema.” Então o Senhor irá livrá-lo daquele problema, pois é isso o que Ele quer trabalhar em você.

voltar para Pérolas Diárias

left show tsN fwR normalcase|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left show fwR uppercase bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase c05|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||