22. Vencendo a TIMIDEZ

Vamos conversar um pouco sobre o Reino de Deus.

Espere, o título acima não está errado? Não, não está! Após uma introdução falaremos sobre o assunto: timidez.

Você, eu e todos os nossos irmãos temos participado do Reino de Deus nestes dias. Somos parte de uma comunidade local que tem sido uma extensão do Reino na Terra. A Palavra nos deixa claro o que é o Reino de Deus. Observe a passagem de Mt 13:44:

“O Reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem, e compra aquele campo”.

O Reino de Deus é, então, a coisa mais preciosa que um homem pode ter dentro de si. Porém, há um preço a ser pago para que O alcancemos verdadeiramente:  “... o Reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele” (Mt 11:12).

Apoderar-se do Reino de Deus requer um esforço da parte de quem o almeja. Esse esforço envolve uma iniciativa de nosso espírito, de nossa alma e, também, de nosso corpo, pois não é possível separarmos estes três elementos em momento algum. Eles precisam estar em harmonia, senão, a iniciativa e o esforço para se apoderar do Reino não vai ser concretizado (cf. 1Ts 5:23b).

A timidez (“olha aí nosso assunto!“) pode se tornar um inibidor da nossa iniciativa e esforço em buscar o Reino de Deus. Se não houver o controle do nosso espírito sobre os demais elementos de nosso ser (alma e corpo), a timidez, que é um sentimento localizado na alma ou personalidade, pode condicionar o nosso corpo e mente a uma participação e iniciativa limitadas, no relacionamento com Deus e com o Corpo.

Não podemos permitir que a timidez, ou qualquer outra limitação, continue a nos condicionar, pois o próprio Deus nos santifica em todo o nosso ser. Ele santifica até o nosso “jeitão” de ser, pois havemos de ser à Sua imagem e semelhança. Lembre-se que Jesus não foi um Filho tímido. Tudo é uma questão de apropriação da natureza de Cristo. Basta que consideremos o Seu sacrifício por nós a fim de nos conceder a Sua natureza.

Vamos tomar para nós o que já é nosso, vamos ser, a partir de hoje, o que Ele disse que somos.

Agora, vamos meditar um pouco naquilo que Jesus disse sobre os que são tímidos. Não pense que hoje a situação é diferente do que foi na época em que viveu Jesus. Estamos falando da mesma timidez que foi manifesta por algumas pessoas naquela época, as quais foram rejeitadas por Cristo. As circunstâncias podem ser outras, mas o espírito limitador é o mesmo. Lembre-se: o inimigo é astuto. Juízes 7:3 diz:

“Apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: quem for tímido emedroso, volte, e retire-se da região montanhosa de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.

Deus excluiu os tímidos e medrosos de participarem da vitória contra os midianitas.

A fim de que reavivemos o dom de Deus que há em nós, recebido pela imposição das mãos dos ministérios em momentos de ministração pessoal, é necessário que estejamos conscientes de que “... Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder” (capacidade para se envolver com o Reino de Deus) “de amor e de moderação” (equilíbrio) (2Tm 1:6,7).

Por que sois tímidos, homens de pequena fé?” (Mt 8:26)

A timidez é uma evidência de falta de fé. Portanto, rejeite-a. O Senhor nos tem preparado para uma batalha no nível do espírito, onde vamos prevalecer.  Ele está arregimentando soldados ousados e valentes, e que não sejam tímidos (cf. Jr 46:1-6).

O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus e ele me será filho. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Ap 21:7,8).

O membro sem iniciativa e que não participa no funcionamento do Corpo de Cristo é comparado aos incrédulos, aos impuros e, também, aos assassinos na passagem citada acima. Puxa!, quantas orientações a Palavra Viva nos dá a respeito da quebra da timidez!

Tudo o que foi exposto aqui serve para chamar sua atenção para uma busca constante da presença do Senhor, um desejo por manter mais intimidade com Ele, isso é que será a principal causa da vitória contra a timidez e limitação que impede a sua participação e funcionamento nas coisas do Pai, iniciativa e envolvimento no Corpo. Não espere ser convidado para participar do Reino, você é quem vai fazê-lo acontecer!

Agora lembre-se: Deus te chamou para viver a liberdade, no entanto, não a use para dar ocasião à natureza carnal. Foi para servir ao Corpo que Cristo lhe fez livre, ousado e intrépido (cf. Gl 5:1, 13, 14).

Passos práticos para você vencer a timidez

A) Exponha-se. Não tenha vergonha de mostrar quem você é. Dê-se a conhecer, seja para sua família natural ou a espiritual. Todos nós ainda temos defeitos e imperfeições. Não tenha medo das “críticas construtivas”, aja e dê sua contribuição para o Reino, incondicionalmente. O espírito de sarcasmo (crítica destrutiva) não existe no nosso meio, mas só o amor que aconselha e edifica.

B) Seja voluntário. “Esmurre” a sua própria vontade, passe por cima dos seus temores e apresente-se como um recruta. Dê uma chance para o seu potencial em Deus vir à luz. Aproprie-se de um espírito corajoso. O espírito de timidez e medo não é nosso.

C) Desenvolva um espírito participativo. Envolva-se com as mínimas coisas que estão sendo executadas no Reino. Não queira ficar de fora como um espectador, mas faça parte, por exemplo, do grupo de limpeza do local de reunião, das reuniões de intercessão, da direção dos cultos, comissionados pela fitoteca ou pela impressão da Palavra, enfim, há muito o que fazer no Reino, por isso, participe.

Creio que está surgindo uma geração de adolescentes e jovens ousados no espírito, intrépidos e valentes na obra de Deus. Somos UM nisso!

 

voltar para Para Jovens e Adolescentes

left show tsN fwR normalcase|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left show fwR uppercase bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase c05|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||