17. Jovens, vós sois fortes!

Uma geração de jovens fortes e saudáveis. Esta é uma das maravilhosas promessa do Senhor para estes dias do Reino. É claro que esta promessa está focalizando, principalmente, o aspecto espiritual. Ou seja, Deus levantará jovens robustos na fé, à semelhança de Davi; firmes no conhecimento da Palavra, como Timóteo (1Tm 4:12,13; 2Tm 3:14-17); e que têm uma dieta espiritual saudável, como Daniel.

Você deseja entrar na lista dos que irão possuir o Reino, daqueles que, como Josué, são fortes e corajosos para entrar e conquistar as promessas do Senhor? Se este é o seu desejo, agarre-se a esta Palavra, canalize suas forças para vivê-La.

“Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno” (1 Jo 2:14b).

Esta passagem da epístola de João pode ser aplicada à idade espiritual do cristão, mas aqui vamos ligá-la aos jovens do ponto de vista natural. Este versículo abre-nos o entendimento para a origem da força espiritual de um jovem: a permanência da Palavra de Deus em sua vida.

Uma das características da juventude que se deve admirar é, sem sombra de dúvida, a força e o vigor que se tem nesta fase da vida. A força de um jovem é algo para se admirar. Força, digo, não só física, mas o entusiasmo que se tem pela vida, o ímpeto para vencer e conquistar.

Agora, transfira tudo isso para o plano espiritual. Imagine o quanto o Senhor deve admirar a força e juventude, as que são próprias de pessoas que têm fome de Sua Palavra. O Senhor aprecia filhos que têm fome da Palavra, semelhante à fome de um adolescente diante de um prato de comida. Quase que não conseguimos segurá-lo, não é?

Pois bem, a força e vigor para a nossa vida espiritual surgem da Palavra de Deus. “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4:4).

Os jovens de hoje têm se preocupado demasiadamente com a aparência física, estamos no tempo quando as pessoas do mundo estão cultuando o físico. Mas, no Reino, não nos relacionamos com ninguém segundo a carne, nossa prioridade são as coisas espirituais. Dai, na passagem que estamos meditando, João elogiar os jovens não pela força do seu físico, mas pela força da sua fé, pela coragem e vitória que a Palavra de Deus lhes proporciona.

Pense: de onde veio a coragem de Davi para enfrentar o gigante Golias? A resposta está na passagem de 1Sm 7:45-47. Esta passagem mostra que Davi destruiu o gigante pela Palavra Profética que saiu de sua boca. Ele profetizou para Golias que o Senhor o entregaria em suas mãos. Davi não se intimidou com as afrontas do gigante, mas rebateu com a Palavra e venceu o Nefilin.

Com que Jesus venceu Satanás no deserto? Com a força da Palavra. Jesus permaneceu firme dizendo: “Assim está escrito...”.

As palavras do Senhor ao jovem Josué cabem muito bem aqui.

“Sê forte e corajoso, porque tu farás a este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais” (Js 1:6).

Josué precisava de força e coragem para conduzir o remanescente de Israel à terra prometida. Em Canaã eles teriam de enfrentar gigantes (Nefilins), destruí-los para tomar posse do que era deles por direito. Qual a fonte da força e coragem de Josué? O Senhor responde nos versículos 7 e 8:

 “Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não se desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste livro da lei; antes medita nele dia e noite...”.

Isso mesmo, o que o Senhor quer de você é que se alimente bem da Palavra, coma-A, viva-A, e Ela te fará vencedor. O que derrotou Golias foi a Palavra que saiu da boca de Davi; o sucesso da conquista de Canaã surgiu das orientações vindas pela boca de Josué.

Percebe? A Palavra de Deus tem a solução para todos os problemas que você possa enfrentar em sua vida. Ela abre a porta, ilumina o caminho, cria o impossível e materializa a vontade do Senhor.

"Exercita-te pessoalmente na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitoso, porque tem
a promessa da vida que agora é e da que há de ser"

Jovens, vós sois fortes por causa da permanência da Palavra em vossos corações. O Senhor quer ter jovens determinados a conhecer e andar na Sua Palavra. Satanás, por sua vez, jamais resistirá a jovens profetas, robustos e cheios da Palavra Viva.

Para encerrar, leia atentamente os capítulos 2 a 4 do livro deProvérbios. Observe que a intenção destes primeiros capítulos é despertar o “filho” para amar e buscar a Sabedoria (a Palavra), entendimento e inteligência. O texto ainda mostra os benefícios, a proteção e a segurança que a Sabedoria trará para a vida daqueles que A adquirem:

“Porque a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma. O bom siso te guardará e a inteligência te conservará; PARA TE LIVRAR do caminho do mal, e do homem que diz coisas perversas, dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos das trevas...” (Pv 2:10-13...)

“... adquire a sabedoria, adquire o entendimento, e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. Não a desampares, e ELA TE GUARDARÁ; ama-a e ELA TE PROTEGERÁ. Estima-a, e ELA TE EXALTARÁ; se a abraçares, ELA TE HONRARÁ...” (Pv 4:5,6,8).

Senhor, gera uma fome tremenda da Sua Palavra no coração dos Jovens. Faze-os vencedores!...

voltar para Para Jovens e Adolescentes

left show tsN fwR normalcase|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left show fwR uppercase bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase c05|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||