14. Usando Sabiamente o TEMPO

Edição: Junho de 1997 (JJ Ano VI - Nº 23)
por: Paulo Eustáquio Leite (Belo Horizonte)
e: Raimundo Barreto da Silva

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deixar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de aborrecer; tempo de guerra, e tempo de paz" (Ec 3:1-8).

A passagem acima afirma que há TEMPO para tudo no decorrer da vida humana. É necessário, porém, sabedoria divina para se utilizar (administrar) esse tempo da melhor maneira possível, a fim de que seu aproveitamento seja não apenas benéfico, mas também prazeroso.

Freqüentemente ouvimos jovens dizerem não saber o que fazer do seu tempo. Há outros que o consomem sem nenhum proveito, prejudicando aos outros ou a si mesmo. O que fazer, então?

Aconselho vocês a buscarem de Deus uma orientação. Esta pode também vir através do conselho de seus pais, irmãos mais experientes ou dos presbíteros. Sugiro, ainda, o seguinte: faça um PROGRAMA por escrito onde você reserva tempo para estudar (aqui incluem estudos escolares e devocionais - Bíblia, literaturas etc), lazer, tarefas diárias, descanso e mais aquilo que você julgar importante ou proveitoso. Afixe esta programação em lugar visível no seu quarto.

Procure seguir estas atividades até tornar-se um hábito sem, contudo, se tornar escravo delas. O objetivo é você se disciplinar e não se escravizar. É bom lembrar que cada um de vocês deve criar seu próprio programa, no qual melhor se encaixar suas necessidades. No princípio poderá surgir algum desajuste, porém, com o passar do tempo, você rapidamente se adaptará.

Há um cântico que diz: "Como areia entre os dedos, eis que o tempo se esvai...". Esta é a mais pura verdade. O tempo vivido jamais voltará. Portanto, é necessário aprender como melhor dele se aproveitar.

Se dele bem se utilizar, você poderá dizer que não viveu em vão, nem se esforçou inutilmente. É exatamente sobre isso que falam os dois textos abaixo:

"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e, sim, como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor" (Ef 5:15, 16).

"Portai-vos com sabedoria para com os de fora; aproveitando as oportunidades"(Cl 4:5).

A expressão "remir o tempo" pode ser traduzida por "aproveitar ao máximo o tempo" ou "administrar o tempo". A pessoa sábia é aquela que aproveita (administra) bem o seu tempo. A passagem de Efésios fala que você deve procurar empregar o seu tempo conforme a vontade do Senhor, Seu Cabeça. Jesus nos deu o exemplo, pois fazia somente aquilo que via o Pai fazer, seu tempo estava em perfeito sincronismo com o tempo de Deus. Portanto, busque conhecer a mente do Senhor e faça sua programação conforme a vontade dEle.

A expressão de Colossenses é, também, em grego, a mesma de Efésios: "remindo o tempo". Aqui Paulo está falando que devemos dar testemunho para aqueles que estão fora do Reino, nosso viver diário deve transparecer a eles o quanto valorizamos o tempo, pois sabemos que o tempo nos foi dado por Deus como um dom para O servir e honrá-Lo.

Por isso, você não deve usar o seu tempo com coisas vãs, fúteis e insignificantes, como fazem os incrédulos. Ao utilizar seu tempo com coisas edificantes, sadias e justas, estará testemunhando para os "de fora", o quanto você honra a Deus, como o Reino e o tempo são valiosos para você.

Em que ocupar o seu tempo? A passagem abaixo responde:

"Finalmente, irmãos,
tudo o que é verdadeiro, 
tudo o que é respeitável, 
tudo o que é justo, 
tudo o que é puro, 
tudo o que é amável,
tudo o que é de boa fama,
se alguma virtude há
e se algum louvor existe,
seja isto o que ocupe o vosso pensamento"
 (Cl 4:8).

(Seja isto o que ocupe o vosso TEMPO).

Escreva este versículo abaixo do programa que você fizer. Depois de cumprir o programa por algum tempo, você notará os bons resultados que propiciou para sua vida.

Paulo Leite  -   pauloleite@reinonet.com.br
Raimundo Barreto -  rai@reinonet.com.br

 

voltar para Para Jovens e Adolescentes

left show tsN fwR normalcase|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left show fwR uppercase bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase c05|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||