08. O Encontro das Gerações no Reino

Um dos problemas mais complexos que podemos notar na sociedade é o desencontro que existe entre as gerações. Pelo que podemos observar, a causa desse desencontro são as diferenças que existem entre os adultos e os jovens. Dentre as diferenças podemos destacar: de pensamentos, de motivações, de preferências, o estado civil, a própria idade, dentre outras. Estas coisas, portanto, fazem com que a primeira geração e a segunda se separem e, às vezes, disputem ou briguem entre si.

A falta de unidade entre adultos e jovens é causada, como já notamos, pelas divergências que existem entre os dois grupos. Os adultos são pragmáticos, têm respostas prontas, desconfiam dos jovens, são rígidos ou “velhos”. Por sua vez, os jovens são impulsivos, inexperientes, acham que são os “expertos” e, por isso, desprezam os adultos - aí está a causa da rebeldia e do isolamento dos jovens em relação aos mais velhos.

Geração passa, geração inicia-se, e estas divergências permanecem. Porém, há na Palavra a profecia de que, nos dias do Reino, o Senhor enviará uma unção especial para que haja o encontro das gerações. Vejamos a passagem abaixo de Malaquías 4:5, 6:

Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o  coração dos filhos a seus pais: para que eu não venha e fira a terra com maldição”.

Creio que esta passagem não se refere apenas a pais e filhos no sentido natural. Embora o encontro das gerações deva acontecer primeiramente nos lares - entre pais e filhos naturais -, podemos visualizar este encontro acontecendo entre os ministérios (profeta velho e profeta jovem), nas Escolas do Reino e em todo o Corpo de Cristo. Pastores e ovelhas, mestres e discípulos, adultos e jovens (e crianças) encontram-se e tornam-se UM em Cristo. Então, Cristo é a solução, pois entre os que vivem o Seu Espírito não há divergências. Em Cristo todos participam do mesmo Pão, do mesmo alimento espiritual, da mesma mente e Espírito e, pelo relacionamento e convivência, tornam-se um.

Para adultos e jovens conquistarem esta unidade precisam, de início, se humilhar e, depois, abrir seus corações para esta unção que promoverá a conversão mútua de seus corações. Havendo esta mútua conversão ambos aprenderão muito uns com os outros.

O que os adultos podem aprender com os jovens - Os adultos devem cultivar a fé, a força, o ânimo e a “garra” que são características da juventude. O desejo de crescer, conquistar e lutar deve sempre estar presente nos espíritos, mentes e sentimentos dos adultos. Você já imaginou uma igreja composta apenas por adultos e pessoas idosas? Creio que a falta de desejo para prosseguir em conquistar as coisas do Espírito seria uma característica. Veja a sabedoria de Deus em chamar jovens para o Seu Reino e, por meio deles, lembrar-nos que há algo mais para conquistar, há muita coisa a ser realizada.

É maravilhoso vermos os textos abaixo:

"Tinha Moisés a idade de 120 anos quando morreu; não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor"Dt 34:7.

Era josué de 85 anos quando falou: "Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora, para o combate, assim para sair a ele, como para voltar"Js 14:11.

No relacionamento com os jovens os adultos precisam ser mais compreensivos, pois os jovens precisam que os mais velhos os entendam para serem ajudados. Se há compreensão por parte dos adultos, haverá compaixão e amor e, desta forma, a abertura para se andar juntos. Os adultos podem abrir ou fechar a porta do Reino para os jovens (e crianças). Lembra-se que Jesus censurou os fariseus - pessoas rígidas e preconceituosas - e disse-lhes para não embaraçarem as crianças? (Mc 10:13-16). Os cristãos adultos já superaram muitas das dificuldades que os jovens enfrentam e, por isso, podem ajudá-los  mostrando o caminho a seguir, orientando-os ou aconselhando-os.

ATITUDES DOS JOVENS PARA COM OS ADULTOS:

Creio que o primeiro sentimento que deve haver no coração dos jovens para com os adultos é o respeito (honrar os mais velhos). Se há respeito, pelo fato dos adultos serem mais velhos, mais experientes e sábios, então surgirá o amor para com eles. Com o amor brotará a confiança e, com esta, a reciprocidade da abertura do coração.

Portanto, havendo confiança, amizade, diálogo e amor, adultos e jovens unem-se, encontram-se.

OS FRUTOS DO ENCONTRO DAS GERAÇÕES:

Não podemos permitir que Satanás se aproveite das diferenças que há entre a geração dos adultos e a dos jovens. Portanto, neste momento, julgamos todo desencontro, confusão e  falta de compreensão que possam ser introduzidas, como um fermento maligno no nosso meio, e que visa separar os membros da família bendita do Pai. Amarramos este espírito de engano e divisão!; ao mesmo tempo em que nos abrimos para a unção e para o dia do Senhor, quando os corações dos “pais” (os adultos) serão convertidos para os seus filhos (os jovens e crianças) e estes reagem com a abertura e conversão de seus corações.

Do milagre deste encontro surgirão frutos preciosos: Os adultos receberão, pela convivência com os jovens (e crianças), impartição de fé, pureza, esperança, ânimo, força e coragem (cf. Js 1:7); haverá quebra de rotinas e condicionamentos. Os jovens absorverão, pela amizade com os adultos, sabedoria, maturidade, segurança para enfrentar as batalhas da vida e muitas outras qualidades que lhes são necessárias.

O derramamento da unção do ministério do profeta Elias sobre os profetas desta última geração, conforme escrito no livro de Malaquías, gerará os filhos do Reino que serão caracterizados por pureza, juventude e maturidade.

Para os jovens a glória é ser forte e bonito; a glória dos velhos é a sua experiência da vida” (Provérbios 20:29 - A Bíblia Viva).

Que cada um de nós saiba reconhecer o valor um do outro, que possamos aprender com os anciãos, adultos, jovens e crianças, pois, juntos, temos a mente de Cristo.

EIS O MILAGRE DA GERAÇÃO DO REINO:

sábios jovens e jovens sábios.

Veja outros artigos publicados na ReinoNet:

A Necessidade de Um Pai:
http://www.reinonet.com.br/vendo.asp?ID=146

Em Busca de Um Pai:
http://www.reinonet.com.br/vendo.asp?ID=253

O que é um pai? - Parte I e II 
http://www.reinonet.com.br/visualizando.asp?linguagem=casais

Palavra Vivente
rai@reinonet.com.br

 

 

voltar para Para Jovens e Adolescentes

left show tsN fwR normalcase|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left show fwR uppercase bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase c05|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||