31. Estudo da Bíblia (Esboço: II Pedro)

AUTOR: A epístola declara claramente ser escrita por Simão Pedro, 1:1. O autor apresenta-se como tendo presenciado a transfiguração de Cristo, 1:16-18; e tendo sido avisado por Cristo de sua morte próxima, 1:14. Foi escrita esta epístola por volta de 67 d.C.

PROPÓSITO: O objetivo desta carta era advertir contra a apostasia vindoura, quando líderes da Igreja, por interesses financeiros, permitiriam licenciosidade e toda má ação; apostasia em que a Igreja deixaria de aguardar a vinda do Senhor, e para dar a entender que essa vinda podia demorar longo tempo. Não traz esta carta destinatários definidos, porém pelo que se pode compreender ela é dirigida aos mesmos que receberam sua primeira epístola.

ESBOÇO PARA ESTUDOS:

(    ) SAUDAÇÃO DE PEDRO AOS SEUS LEITORES, 1:1,2 – além de apóstolo faz ele questão de afirmar ser servo de Jesus; também espera que a graça e a paz sejam abundantes em suas vidas.

O CONHECIMENTO DA PALAVRA, 1:3-21

(    ) Participem da natureza divina, e assim confirmem sua eleição, 1:3-11 – o conhecimento de Deus nos leva não só às glórias externas do reino eterno, v 11, mas a uma transformada e divina natureza dentro de nós, que Deus por Sua graça nos concede, a qual, por nossa parte, cumpre que nos esforcemos por alcançar.

(    ) Lembrem-se da Palavra de Deus, pois fomos testemunhas oculares, 1:12-21 – a Palavra de Deus deve sempre nos guiar em todas as situações. Parece que nos dias de Pedro já havia precursores dos nossos críticos atuais que dizem que a história de Jesus e dos Seus milagres seriam fábulas engenhosamente inventadas v 16. Mas Pedro tinha visto a glória de Jesus com seus próprios olhos, e sabia ser verdadeiro tudo o que ensinava acerca de Jesus. Tinha O visto andar sobre as águas, acalmado a tempestade, O viu transfigurado, presenciou a ressurreição de mortos em três oportunidades, O viu ressuscitado depois de Sua morte. Tudo isto, confirmava de forma maravilhosa as profecias do Antigo Testamento acerca do Messias.

OS FALSOS MESTRES, 2:1-22

(    ) Assim como houve falsos profetas, assim haverá falsos mestres, 2:1-3 – a vinda de falsos mestres é mencionada inúmeras vezes por Jesus, Paulo, Pedro e outros no Novo Testamento. Na primeira carta Pedro adverte contra as perseguições vindas de fora; aqui adverte contra as que vinham de dentro da Igreja.

(    ) Deus, que não poupou os ímpios do passado; agora conservará os injustos sob castigo, mas livrará os piedosos da tentação, 2:4-10 – exemplos são mencionados no Antigo Testamento daqueles que desobedeceram e foram castigados, porém aos que O obedeceram Ele os livrou; assim será agora, castigo aos desobedientes, e livramento aos que forem fiéis.

(    ) As trevas exteriores foram reservadas para os ímpios, 2:11-22 – as expressões aqui se referem, não ao mundo, mas aos líderes dentro da Igreja. É um quadro contristador. Mesmo hoje, organizações religiosas existem que são inúteis parasitas da sociedade humana. Como a Igreja tem esquecido, que embora precise estar no mundo, não deve dele fazer parte.

A PARUSIA DO SENHOR, 3:1-18

(    ) Os zombadores dos últimos dias duvidarão da vinda do Senhor, 3:1-4 – a incredulidade e blasfêmia dos ímpios não devem provocar dúvidas ou incertezas em nossos corações, a respeito das palavras ditas pelo Senhor sobre a Sua vinda.

(    ) A Palavra que criou pela água, destruirá pelo fogo, 3:5-10 – a vinda do Senhor é comparada com o dilúvio. A mesma Palavra que desencadeou a precipitação das águas naqueles tempos, determinará o fim desses tempos e dar lugar a uma nova era para Seus filhos.

(    ) Visto que tudo será transformado, apressem a  vinda do Senhor com vidas santas, 3:11-18 – à medida que o fim desta era se aproxima e Sua parusia se torna cada vez mais real, devemos santificar mais e mais nossas vidas.

 

voltar para Estudos da Bíblia

left show tsN fwR normalcase|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left show fwR uppercase bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase c05|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||