Por que um espírito quebrantado e humilde?

Em pequenas frases e provérbios, destacando as principais passagens bíblicas a respeito do assunto, explicaremos o porque o espírito quebrantado e humilde é uma característica fundamental para os que querem caminhar com Deus e viver o Seu Reino.

  1. Um espírito quebrantado e humilde é a condição para nossa comunhão e unidade com Deus. É a garantia de nossa habitação COM Ele. Humildade é um correto relacionamento espiritual com Deus.

“Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso? Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o SENHOR, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra”. (Isaías 66:1, 2).

“Dir-se-á: Aterrai, aterrai, preparai o caminho, tirai os tropeços do caminho do meu povo. Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos”. (Isaías 57:14, 15).

  1. Um espírito quebrantado e contrito é a primeira condição para entrarmos no Reino de Deus e suas bem-aventuranças. É a garantia de vivemos na Santa presença de Deus, e de que herdaremos o Reino e a terra.

“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos porque herdarão a terra”. (Mateus 5:3-5).

  1. O espírito quebrantando é a característica do verdadeiro humilde. Há uma humildade que abre a porta para Deus, e há um orgulho que Deus resiste e bane de Sua presença.

“Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes... Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros”. (Tiago 4:6, 8a).

“Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.” (I Pedro 5:5).

4.    No Reino, o Senhor está abatendo a arrogância, a altivez de coração, a soberba, o orgulho e a falsa humildade.

“Vai, entra nas rochas e esconde-te no pó, ante o terror do SENHOR e a glória da sua majestade. Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada; só o SENHOR será exaltado naquele dia. Porque o Dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo e contra todo aquele que se exalta, para que seja abatido; contra todos os cedros do Líbano, altos, mui elevados; e contra todos os carvalhos de Basã; contra todos os montes altos e contra todos os outeiros elevados; contra toda torre alta e contra toda muralha firme; contra todos os navios de Társis e contra tudo o que é belo à vista. A arrogância do homem será abatida, e a sua altivez será humilhada; só o SENHOR será exaltado naquele dia. Os ídolos serão de todo destruídos. Então, os homens se meterão nas cavernas das rochas e nos buracos da terra, ante o terror do SENHOR e a glória da sua majestade, quando ele se levantar para espantar a terra. Naquele dia, os homens lançarão às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata e os seus ídolos de ouro, que fizeram para ante eles se prostrarem...” (Isaías 2:10-20).

5. O orgulhoso sofre porque o Senhor o resiste. Apenas o verdadeiro humilde, o quebrantado de espírito, tem uma base para permanecer na presença de Deus, para habitar com Ele. Deus está sempre rejeitando e expulsando o orgulhoso de Sua presença. O orgulho foi o “pecado original” de Eva e Adão; o orgulho de querer ser igual a Deus. O Senhor os baniu de Sua presença.

6. A única altura de que você não irá cair, é da exaltação que Deus o eleva... Deus exalta os humildes.

“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte”. (I Pedro 5:6).

Os cânticos de Ana e de Maria são os cânticos dos humildes, que são exaltados na presença de seus inimigos.

“O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer ASSENTAR entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória, porque do Senhor são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo”. (Samuel 2:7, 8).

Derrubou dos seus tronos os poderosos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos”. (Lucas 1:52, 53).

7. Os verdadeiros humildes, que cultivam um espírito quebrantado perante o Senhor, sabem que não há uma posição de maior exaltação no universo do que aos pés do Senhor.

8. Quem vê melhor o Senhor: o homem que está de pé, mas de costas para o Senhor? Ou o homem que está prostrado com o rosto em terra, mas de frente para o Senhor.

9. Por que o homem humilde não tem nenhum teto ou limite sobre ele; mas o homem orgulhoso é coberto com um capacete de ferro sobre sua cabeça?

10. O humilde jamais será abatido ou destruído, pois ele é como o alto galho do bambu, quando a tempestade passa ele se inclina, se humilha diante da tempestade, não será abalado. Mas o orgulhoso é como uma árvore que tenta resistir à tempestade, será quebrado repentinamente. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará”. (Tiago 4:10).

11. A falsa humildade é um aspecto negativo do orgulho, como um lobo vestido de ovelha. Os fariseus e os religiosos têm uma falsa humildade; é uma simulação. (Lucas 18:9-14).  A falsa humildade esvazia os seus próprios bolsos ou rouba dos próprios bolsos. Porque a falsa humildade esconde um orgulho, que tira de você mesmo toda a fé e toda riqueza espiritual que você já obteve. O falso humilde será banido da presença de Deus.

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda”.(Provérbios 16:18).

12. A verdadeira humildade e o verdadeiro quebrantamento de espírito cava uma trincheira de imunidade. A falsa humildade e o orgulho cava um buraco do qual nunca poderá sair, é uma sepultura.

13. Será que Deus tem uma nobreza, e esta nobreza seria constituída pelos homens humildes?

14. Aquele que é verdadeiramente humilde e tem um espírito quebrantado, pode se aproximar de Deus de alguma outra maneira a não ser dizendo: “obrigado, Senhor!”?

Este ensinamento está demolindo e dispersando toda a falsa humildade e toda a falsa religiosidade; está demolindo os alicerces do espírito babilônico, farisaico e religioso que diz: “Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade, e uma torre cujo topo chegue até os céus, e tornemos célebre o NOSSO NOME, para que não sejamos espalhados por toda a terra... Destarte o Senhor os dispersou dali pela superfície da terra”; (Gênesis 11:4, 8).

Mas, logo em seguida, vemos o Senhor exaltar a Abrão e seus descendentes: “... de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção; abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem, em ti serão benditas todas as famílias da terra”. (Gênesis 12:2, 3).

Este ensinamento está nos levando a participarmos das bem-aventuranças do Reino de Deus: "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus". (Mateus 5:3).

 

voltar para Espírito Quebrantado

left show tsN fwR normalcase|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left show fwR uppercase bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase c05|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||