Lição 10: Vida Eficaz - Parte II

“Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor” - Cantares 2:15.

As coisas que derrotam nossas vidas e destroem nossa eficácia não são comumente grandes coisas, mas raposinhas, pequenas fraquezas e pecados. Já se disse que “grandes portas são sustentadas por pequenas dobradiças.” Sucesso ou derrota, muitas vezes, têm origem em pequenas coisas em nossas vidas.

Pequenas palavras, pequenos pensamentos, pequenas coisas que fazemos ou que deixamos de fazer, pequenos momentos economizados ou gastos, pequenas tentações a que cedemos ou a que vencemos, são as causas de uma vida abundante ou de uma vida ineficaz.

Uma das coisas que este estudo fará pelo homem ou pela mulher que está sinceramente buscando a vontade do Senhor para a sua vida é criar um desejo de ser fiel nas pequenas coisas.

É surpreendente o efeito que um pequeno vício pode ter sobre a mente e a alma. Cristãos que persistem em vícios, muitas vezes, descobrem que estes são as raposinhas que destroem um mundo de boas intenções e de desejos sinceros.

Comumente, se alguém suspira por alguma coisa ou sente que simplesmente deve ter o estímulo que o seu vício lhe dá, é porque não entrou plenamente na vida abençoada em que Deus preenche cada desejo do coração humano. Se você quiser vencer algum vício em sua vida então:

1. Busque ao Senhor por ajuda para que você vença a sua fraqueza e creia que Deus livrará você daquela cadeia, “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa FÉ” - I João 5:4.

2. Um vício é mais bem quebrado se o quebrarmos completamente e não deixarmos que ele permaneça em nossa mente. Alguns têm tentado diminuir progressivamente os seus vícios e acabar com eles. Isto comumente falha. É muito mais simples e fácil parar completamente de uma vez por todas. A cada vez que você cede, isto faz a vitória muito mais difícil, pois, então, em sua mente, você duvidará se pode ou não deixar, honestamente, o seu vício ou pecado.

3. Não justifique ou defenda o vício por si mesmo, mas abomine-o, como um pecado que evitará a bênção de Deus em sua vida.

O chamado para a consagração em Romanos 12 nos mostra que, por uma completa sujeição de nós mesmos à vontade de Deus, seremos capazes de verificar o que a vontade de Deus é para cada um de nós individualmente. Esta submissão exige que cada ato, pecado ou vício seja colocado de lado. Lemos na Palavra: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos CONFORMEIS com este século, mas TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e PERFEITA VONTADE DE DEUS - Romanos 12:1-2.

Esta espécie de submissão é uma profunda consagração que afeta cada pensamento e ação de nossas vidas. Isto significa transformação de nossas vidas até a perfeita vontade de Deus. Quando nos mostramos obedientes a estas verdades, nossa felicidade está garantida: “Ora, se sabeis estas cousas, bem-aventurados sois se as praticardes” - João13:17.

A vida que exclui a preocupação e o desejo pecaminoso é uma vida de paz, como lemos: “Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mente em Cristo Jesus” - Filipenses 4:6-7.Verdadeiramente, aqueles que conhecem essa paz em seus corações concordam que ela ultrapassa todo entendimento. Possa Deus permitir que cada um de nós encontre esta paz em nossas vidas.

O apóstolo Pedro chamou-a de “alegria indizível”; estas lições não atentam para analisar as bênçãos de Deus, mas para inspirar Seus filhos a buscarem e clamarem por essas bênçãos com fé.

A felicidade interior traz uma personalidade radiante que atrai amizade e sucesso. Isto não significa sucesso em termos de dinheiro e posses materiais somente, mas em vez disso, todas as bênçãos gloriosas descritas nestas lições.

Existe um sentimento de desesperança no mundo hoje. O mundo está conturbado e cada coração descobre vezes em que o desencorajamento e descontentamento estão presentes. “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento” - I Timóteo 6:6.

Lemos também como deve ser a nossa vida: “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as cousas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” - Hebreus 13:5-6.

Se um mundo avarento, e, mesmo cristãos que estão atormentados pela cobiça, pudessem simplesmente aprender a respeito da felicidade e do contentamento que são encontrados na vida de fé, quão maravilhoso seria.

Somos ensinados pelo apóstolo Pedro o que devemos fazer: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” - I Pedro 5:7.

Em tempos de testes, você tem um Deus que, em todas as circunstâncias, é capaz de livrar e preservar Sua possessão (II Pedro 2:9). Você pode lançar todos os seus problemas no Senhor e confiar n’Ele para resolvê-los?

Parece que todos enfrentamos problemas e dificuldades que, às vezes, parecem demais para nós. Às vezes, enfrentamos obstáculos nesta vida que parecem intransponíveis. Vamos terminar esta lição sobre libertação de vícios e sobre a felicidade de uma vida consagrada, dando a vocês algumas promessas na Palavra de Deus para os tempos de dificuldades:

            “Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei, e o glorificarei” - Salmo 91:15.

“O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra” - Salmos 34:7.

“Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o SENHOR em derredor do seu povo, desde agora e para sempre” - Salmos 125:2.

Existe algum obstáculo no caminho de sua felicidade e sucesso? Leia Lucas 17:6:“Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.” 

Portanto, se tivermos fé, Deus removerá os obstáculos do caminho para uma vida satisfeita e tranqüila.

Palavra Vivente
Reino Net

 

voltar para Doze Chaves

left show tsN fwR normalcase|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left show fwR uppercase bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase c05|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||