Lição 09: Vida Eficaz - Parte I

Nosso problema é como fazer nossas vidas eficazes e úteis. A maioria de nós quer tornar as nossas vidas influentes e uma bênção para os outros, mas não sabemos como fazê-lo. O propósito desta lição e das que se seguem é trazer as verdades da Palavra de Deus que nos ajudarão a sermos bem sucedidos e a vencermos os vícios perniciosos em nossas vidas. Estas verdades levam a uma vida abençoada, uma vida de paz, alegria e felicidade interior, e a uma comunhão com Deus. Os outros querem ser nossos amigos, quando vêem que temos tranqüilidade e paz.

A maioria de nós, quando busca as bênçãos de Deus e luta por uma vida piedosa, descobre que, como Jacó, somos cheios de faltas e fraquezas na carne. Mas lemos como Jacó se tornou Israel, o príncipe de Deus. Naquela história de vitória de Jacó, descobrimos o segredo de toda vida vitoriosa que vence qualquer fraqueza. Jacó mentiu e enganou seu pai, querendo a bênção que pertencia a seu irmão mais velho. Ele queria ser abençoado, mas a bênção de Deus não vem através de armadilhas ou engano ou meios similares.

 “Ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir, se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então disse: Já não te chamarás Jacó, e, sim, Israel: pois como príncipe LUTASTE COM DEUS E COM OS HOMENS E PREVALECESTE - Genesis32:24-28.

Como Jacó, podemos buscar a bênção de Deus e fazê-la acontecer, quando, sinceramente, a buscarmos com todo o nosso coração. A oração fervorosa é necessária para vencer alguns dos pecados estabelecidos que muitas vezes nos desencorajam.

Em  Provérbios 16:32, lemos que:  ...Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina seu espírito do que o que toma uma cidade.  Verdadeiramente grande, à vista de Deus, é aquele que está querendo orar e lutar, como Jacó fez, até que tenha controlado e subjugado suas fraquezas e disposições naturais.

Aprendemos, na Bíblia, que os homens não eram abençoados porque estavam merecendo a bênção, mas porque, em suas necessidades, eles se voltavam para Deus e O buscavam com todo o coração.

VIDA BEM SUCEDIDA

Para ser um sucesso nesse mundo, muito mais do que ter prosperidade temporária, devemos sentir aquela felicidade interior que vem de adquirir algo verdadeiramente digno de valor. Lemos, na Bíblia, a respeito do homem abençoado por Deus: Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido” - Salmo 1:1-3.

O homem que Deus abençoa descobre que, o que quer que faça, Deus faz prosperar. Ele se deleita nas verdades de Deus e medita nas coisas de Deus dia e noite. Ele tem prosperidade porque anda na verdade que Deus lhe dá, em vez de andar no caminho dos pecadores e se assentar na roda dos escarnecedores.

A meditação parece ser uma arte perdida nestes dias, quando homens e mulheres estão tão ocupados com os cuidados da vida. Quando meditamos nestas verdades, elas se tornam parte de nossa vida. O apóstolo Paulo disse a Timóteo para ponderarem suas palavras, a verdade na carta que escrevera: “Medita estas cousas, e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto  - I Timóteo 4:15.

O resto do mundo contemplará uma mudança quando meditarmos e ponderarmos nas verdades de Deus e dermos prioridade a elas. Uma maneira de vida eficaz é pela oração:

As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!” - Salmo 19:14.

De fato, este foi o segredo do sucesso dado a Josué pelo Senhor Deus quando lhe foi dito: Não cesses de falar deste livro da lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido” - Josué 1:8.

Que as nossas meditações sejam dirigidas para o nosso amado Pai, em louvor e ações de graças. Quando nossos pensamentos forem direcionados para os céus, as bênçãos dos céus serão direcionadas para nós.

Poucos compreendem que a meditação do coração determina o que cremos e fazemos. A Palavra de Deus declara verdadeiramente:

Porque, como imagina em sua alma, assim ele é...”  - Provérbios 23:7a.

Fixar as nossas mentes na graça e no amor de Deus nos traz uma vida de paz e bênção. Nossos pensamentos determinam nossas ações. Se pensamos no Senhor, nossos pensamentos trazem à luz fé em nossos corações e a fé traz a bênção. Para o Senhor nós dizemos:

Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti. Confiai no Senhor perpetuamente, porque o Senhor é uma rocha eterna - Isaías 26:3-4.

Aqui, novamente, vemos o segredo para uma vida de felicidade interior e paz. Esta é a vida que as provas e testes não podem derrotar. Quando as pessoas se preocupam com as circunstâncias e o futuro, elas derrotam a si mesmas, pois parece ser uma lei deste mundo que pensamentos de derrota e ansiedade atraem o fracasso. No mundo  hoje, muitos que professam ter fé em Deus sentem-se culpados por duvidarem e não confiarem em seu Deus. É exatamente a isso que a preocupação e a inquetação levam.

Se pertencemos a Deus, somos Seus filhos queridos, e, então, seja o que for que nos aconteça, Ele é capaz de vencer circunstâncias e acontecimentos. Sabemos que a promessa de Deus é verdadeira:

Sabemos que todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” - Romanos 8:28.

Esta promessa é a solução segura para qualquer preocupação dos filhos de Deus. Quem vive uma vida de fé sabe que tudo o que nos acontece é dirigido por Deus para o nosso bem.

REVISÃO DA LIÇÃO

1.   Dê uma regra para uma vida bem sucedida.
2.   Você pode citar um versículo que é uma solução segura para a preocupação?

Decore-o.

Palavra Vivente
Reino Net

 

voltar para Doze Chaves

left show tsN fwR normalcase|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left show fwR uppercase bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase c05|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||