Lição 08: Saúde dos Céus - Parte II

À medida que continuamos nosso estudo a respeito da cura de Deus para os nossos corpos, queremos estudar como Deus cura e Sua aliança de cura na Sua Palavra.

Quando abrimos o Novo Testamento para descobrir o padrão que Deus usa na cura do doente, ficamos surpreendidos em descobrir que não existem regras estabelecidas ou instruções nos dizendo como receber cura.

Em vez disso, descobrimos que, muitas vezes, os doentes se afastaram do mestre sem nenhum resultado aparente, como aconteceu com os dez leprosos que foram curados enquanto seguiam seu caminho. Às vezes, lemos que o doente começou a “melhorar a partir da mesma hora”. Comumente, a cura não era gradual, mas instantânea. Às vezes, a cura era atrasada até um futuro muito próximo, como no caso do homem cego em João 9, cujos olhos foram ungidos e lhe foi mandado ir se lavar no tanque de Siloé. Ele voltou vendo.

Não há limitação ao tipo de doença ou ferida que Jesus possa curar, pois lemos que Ele curou lunáticos, epilépticos, febre, paralisia, cegueira, aleijados, surdos, membros ressequidos ou cortados por espada, etc., etc.

As curas também não eram só entre aqueles que estavam na presença do Senhor, pois, às vezes, Jesus curava os parentes que estavam muito longe.

Jesus também transmitiu seu poder aos outros: aos doze discípulos, aos setentas discipulos e aos crentes que clamavam pelo poder de Deus. Lemos que, quando o apóstolo Pedro andava nas ruas, sua sombra caia sobre os doentes e eles eram curados. O lenço de Paulo foi enviado para um doente e houve cura. Deus enviou um anjo para agitar a água do tanque, e lemos que o primeiro a entrar na água, depois de agitada, foi curado. Todas estas curas podem parecer estranhas; os filhos de Deus se descobrem perguntando porque Deus opera desta maneira.

É evidente que Deus não quer que sejamos limitados por instruções e regras para cura, mas, em vez disso, Ele quer que creiamos Nele pela nossa cura, em qualquer tempo e em qualquer lugar. Ele nos convida a clamar por Ele pelo incomum e pelo sobrenatural. Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso haveria cousa demasiadamente maravilhosa para mim? Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas, que não sabes” - Jeremias 32:27, 33:3.

Deus sempre teve Sua aliança de cura para o Seu povo. No Antigo Testamento, lemos a respeito de Sua aliança com Israel:

"....Se ouvires atento à voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e agradares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o Senhor que te sara” - Êxodo 15:26.

Tão grande foi a fé do povo de Deus, nesta aliança, que lemos: “Então fez sair o seu povo, com prata e ouro, e entre as suas tribos não havia um só inválido” - Salmo 105:37.

No Novo Testamento vemos as alianças de cura para hoje:

“Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores.  ESTÁ ALGUÉM ENTRE VÓS DOENTE? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.  E A ORAÇÃO DA FÉ SALVARÁ O ENFERMO, E O SENHOR O LEVANTARÁ; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.  Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.  Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com instância para que não chovesse sobre a terra, e por três anos e seis meses não choveu.  E orou de novo e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos” - Tiago 5:13-18.

Existem vezes em que não é possível para o aflito ser ungido com óleo pelos presbíteros que crêem em cura divina; e existem vezes quando o doente não tem oportunidade de obedecer às instruções desta aliança. Observe que é a oração da fé que cura o doente e o Senhor o levanta. Muitas vezes nos deparamos com os chamados curadores, que falam do poder da cura mental e de que temos poderes em nossas mentes para curar qualquer doença. Deus não diz isto; Deus diz que o Senhor levanta o doente e o perdoa dos seus pecados. Nenhum homem pode curar pelo poder da mente, exceto as desordens mentais ou as doenças trazidas pelo medo.

O plano de cura de Deus não é algum poder oculto ou ensinamento místico. Nosso Senhor cura em resposta à oração da fé, a fé simples, como de uma criança.

Estas bênçãos são nossa herança do Senhor, nossos direitos dados por Deus em oração. Sua Palavra pergunta: “está alguém dentre vós doente?” Se você estiver com o corpo doente, ore ou peça oração. Não existe nenhum custo, pois as coisas de Deus não são pagas:

Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes”- Tiago 1:17a.

Se você estiver ansioso para edificar a sua fé pela cura, lembre-se de como podemos edificá-la:

“E assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela Palavra de Cristo” - Romanos 10:17.

Por isso, se você estiver buscando uma fé maior, leia e releia estas lições, e, depois, leia as promessas na Bíblia. Outra ajuda para edificar a fé é o testemunho de alguém que tenha sido curado em resposta à oração.

Ouse crer em Deus e em Suas maravilhosas promessas.

REVISÃO DA LIÇÃO

1.   Decore a aliança de cura de Tiago 5:14-16. 
2.   Como edificamos nossa fé em Deus?

Palavra Vivente
Reino Net

 

voltar para Doze Chaves

left show tsN fwR normalcase|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left show fwR uppercase bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase c05|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||