Lição 03: O Desejo do Meu Coração

O que você quer? Em cada coração existem desejos e sonhos que enchem nossos dias com ansiedade e luta. Por isso vemos o mundo numa luta para realizar suas esperanças. Poucos conseguem o que querem da vida; outros que têm desejos legítimos e boas ambições nunca os alcançam.

Pode Deus ajudar aqueles de nós que têm fé n’Ele para conhecerem estas bênçãos e terem os sonhos dos seus corações respondidos? Se Deus olha para os pardais e veste os lírios do campo, não dará aos Seus filhos aqueles desejos do seu coração (providenciando que aqueles desejos não sejam para a cobiça e pecado do mundo, mas para o bem e para as coisas justas)?

Vamos voltar novamente à Palavra de Deus, pois só ela é um refúgio seguro num mundo incerto. Jesus disse:

“Passará o céu e a terra, porém AS MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO” - Mateus 24:35.

De novo lemos as palavras de Deus:

“PORQUE EU, O SENHOR, NÃO MUDO” -Malaquias 3:6a.

Na palavra inspirada e imutável de Deus, palavra que sobreviverá nos céus e na terra, está o nosso mais extremado desejo:

“Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e ALIMENTA-TE DA VERDADE. Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração. ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE, E O MAIS ELE FARÁ.”

“Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal. Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no Senhor POSSUIRÃO A TERRA” - Salmo 37:3-5,7-9.

Aqui, antes de tudo, está um vale refeição: confie em Deus, faça o bem e Ele o alimentará; depois, mais tarde, deleite-se em Deus, regozije-se em Suas verdades, sirva-O de boa vontade, como um ESCRAVO POR AMOR, e o desejo do seu coração será realizado.

Você crê nisto? Se você acha a Palavra de Deus difícil para apropriar, diga como uma alma necessitada ao Senhor:

“EU CREIO! AJUDA-ME NA MINHA FALTA DE FÉ!” -Marcos 9:24b.

Observe o versículo “entregue seu caminho”, toda a sua vida a Deus e, enquanto você confia n’Ele, Ele fará acontecer. Esta palavra se refere ao pensamento precedente, o desejo do seu coração e ao que você precisa ou quer. Podemos escrever este versículo de outra maneira:

A QUEM INTERESSAR:

Entrega os teus caminhos ao Senhor, confia n’Ele, e Ele fará....  acontecer.

Disse nosso Deus (Salmo 37:5).

Podemos preencher o espaço em branco escrevendo nossos desejos. Incrível? Pode parecer no começo, mas a Palavra de Deus tem sido testada e provada pelos céticos através dos séculos. Ela ainda é o único fogo que pode aquecer o coração do mundo. Dê a Deus uma chance e preencha seu cheque em branco para os céus agora.

No ensinamento de Cristo sobre a videira e os ramos, lemos as palavras de Jesus:

“Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis O QUE QUISERDES, e vos será feito” - João 15:7.

Observe aqui que devemos viver uma vida cristã, “habitando” n’Ele, e abrigar a  Palavra de Deus em nossos corações, antes que possamos reunir as condições para pedirmos o que quisermos e recebermos.

Somente Deus pode fazer uma afirmação desse tipo, mas lembre-se:

“...estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera” - Romanos 4:21.

Um versículo especialmente atraente está em Salmo 84:11:

“Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; NENHUM BEM SONEGA AOS QUE ANDAM RETAMENTE.”

Quando andamos retamente diante de Deus, Ele não sonega nenhum bem (algo bom) a nós.

Estas são “grandes e preciosas promessas” como Pedro disse, mas, como o “velho Abraão, não vamos duvidar da promessa de Deus pela incredulidade, mas sejamos fortalecidos na fé” - Romanos 4:20.

Aqui está outra promessa falada por Jesus a um homem na Bíblia: “Por isso vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que o recebereis, e será assim convosco” - Marcos 11:24.

Deus repete a frase: o que você deseja? Nenhuma promessa mais inclusiva do que esta pode ser feita por Deus para você. Existe somente uma coisa que você deve se lembrar: estas bênçãos são para um grupo íntimo de discípulos que estão vivendo em obediência às ordenanças de Deus. Eles devem pôr Deus em primeiro lugar e as coisas do mundo em segundo. É o que vemos em Mateus 6:33:

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas.”

Alguns dizem: Eu quero isso ou aquilo, e admitem que seu motivo é egoísta. Não estão em harmonia com Deus e não satisfizeram as condições d’Ele e, portanto, não têm direitoa estas promessas. Lemos em Tiago 4:3:

“Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.”

Quando nos deleitamos em Deus, então, nossos desejos são motivados por Sua vontade. Nossos desejos cessam de ser egoístas, cobiçosos ou gananciosos, etc., e, então, desejamos uma abundância, por exemplo,de bens materiais somente para abençoar, para dar e ajudar aos outros, pois estes são os maiores prazeres do mundo.

Porque o pouco conhecimento é algo perigoso, aplique honestamente as verdades destas lições e esteja certo de que você esteja plenamente rendido na sua mente e no coração à vontade de Deus.

Dê a Deus uma chance para fazer por você. Se depois de seguir as condições que Deus nos pede para reunir, você se sentir indigno de pedir por estas bênçãos, então, poucos minutos de uma oração sincera a Deus, em nome de Jesus, a cada dia, com meditação na Palavra de Deus, logo eliminará qualquer impedimento que você tenha. Em química, sabemos que uma fórmula deve ser seguida exatamente, se quisermos ver os resultados desejados. Por isto, nesta lição vemos uma fórmula exata para alcançar o desejo do nosso coração. Com paciência e persistência vamos crer e receber amor da mão de Deus. A meditação reflexiva sobre estas lições diariamente e sessões freqüentes de oração secreta são o caminho para a bênção.

REVISÃO DA LIÇÃO

1.  Deus é imutável (É sempre o mesmo). Dê uma referência bíblica nesta lição que estabelece isto.
2.  Memorize o Salmo 37:4-5 e explique porque este é um “cheque em branco dos céus.”
3.  No discurso de Jesus sobre a “videira e os ramos”, o que Ele diz que devemos fazer para recebermos “o que quisermos?”
4.  Segundo Tiago 4:3, o que faz uma oração não ser respondida?
5.  Que promessas tem o justo?

Palavra Vivente
Reino Net

voltar para Doze Chaves

left show tsN fwR normalcase|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left show fwR uppercase bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase c05|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||