Lição 02: Quem Somos Nós?

Um homem sem Cristo é como um navio sem leme, uma empresa sem gerente ou um carro sem motorista, pois o homem foi feito para ter comunhão com o Deus eterno e para viver com Sua direção e sabedoria. O apóstolo Paulo disse:

"Não que por nós mesmos sejamos capazes de pensar alguma cousa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus" - II Coríntios 3:5.

Por que o homem, enfraquecido por gerações de pecado e de guerras, está aqui? Aonde ele vai? Quem é ele? Certamente deve haver um grande plano na divina inteligência, por trás de tudo isto. Se Deus nos fez à Sua própria imagem, com certeza Ele tinha uma razão para isto. Observamos as vidas de outros sendo naufragadas por toda parte ao nosso redor, por causa da ignorância do pecado, dos vícios, etc; será que não existe uma bússola e  um mapa para nos dirigir nesta vida para nosso Deus?

Sim, nosso Pai tem um plano e propósito nesse mundo, o qual foi criado uma vez para o Seu prazer, mas agora está cheio de pecado e guerra, de ignorância e de injustiças.

Porque os homens têm vagueado pelos desvios se afastando de Deus, através dos séculos, não significa que Deus não tenha edificado um caminho até Ele, pois foi  exatamente isso o que Ele fez. Deus enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para apontar o caminho até a comunhão divina e a bênção. Jesus disse:

"Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" - João 14:6b.

Jesus, o Filho de Deus, nasceu como homem para fazer os homens como deuses, filhos do Altíssimo.

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" - João 1:12-13.

Aqui existe uma coisa maravilhosa: podemos ser filhos de Deus. Os que são nascidos de Deus são aqueles em cujos corações a centelha da VIDA DE DEUS foi implantada. Seus são a terra e os tesouros do céu, pois Deus é seu Pai, e O é porque Ele próprio implantou a Sua vida, isto é, a natureza divina, em seus corações. Leia de novo a chave do versículo que estudamos na primeira lição:

... pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo - II Pedro 1:4.

Depois que oramos e recebemos esta maravilhosa posição na família de Deus, somos impulsionados a:

Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em cousas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e VÓS SEREIS PARA MIM FILHOS E FILHAS, diz o Senhor Todo-poderoso.

Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus - II Cor 6:17 - 7:1.

Vamos, como muitos de nós que crêem em Cristo como nosso Salvador, viver como a passagem acima nos dirige, compreendendo que as bênçãos vêm com a obediência.

Aqui estão alguns versículos sobre como nos tornamos filhos de Deus e o que isso significa:

... vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei. De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus - Gálatas 4:4,7.

"Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.  Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofrermos, para que também com ele sejamos glorificados" - Romanos 8:14, 16, 17.

Podemos começar a ver o significado maravilhoso das palavras do apóstolo João, quando falou desta realidade de sermos filhos e herdeiros de Deus.

"Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque havemos de vê-lo como ele é" - I João 3: 1,2.

Se você honestamente quer estas bênçãos e tesouros, curve o seu coração e, em nome de Jesus, prometa a sua vida a Deus. Confie a sua alma a Ele, pois os filhos de Deus são uma geração sem derrota. Seu é o mundo agora e para sempre, pois essa é a sua herança como Seu filho:

"Porque tudo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé" - I João 5:4.

"O vencedor herdará estas cousas, e eu lhe serei Deus e ele me será filho" - Apocalipse 21:7.

QUEM SOMOS NÓS

Se cremos em Jesus como Salvador dos homens, somos filhos queridos de Deus, com os recursos de nosso Pai a nossa disposição. Deus nos guiará para tudo o que Ele exige de nós. 
Nossas vidas e obras não acontecem apenas pelos nossos próprios esforços, mas Deus opera conosco e por nós: "Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo" - Isaías 41:13.      

Isto significa que estamos em parceria com Deus! Que posição de poder e bênçãos será a nossa, se tivermos tão somente uma fé simples e infantil em nosso Pai Celestial!

Não permaneça mais do lado de fora da porta dos tesouros dos céus; abra o trinco e entre como nosso Pai nos ordena: "Por isso vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á, buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" - Lucas 11:9-13.

REVISÃO DA LIÇÃO

1. Mostre o único caminho para se chegar a Deus, encontrado em João 14:6.
2. Decore João 1:12-13.
3. De acordo com II Coríntios 6:17-7:1, o que devemos fazer para nos tornarmos filhos adotivos de Deus?
4. Dê duas referências sobre um cristão ser herdeiro de Deus.

Estude essas lições com todo seu coração e com toda a sua mente, lendo-as e os versículos, muitas vezes, em atitude de oração, e Deus poderá lhe dar a Sua sabedoria.

Palavra Vivente
Reino Net

 

voltar para Doze Chaves

left show tsN fwR normalcase|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left show fwR uppercase bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase c05|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||