Lição 01: Os Desafios de Deus Para Você

Para mudar os hábitos e vícios, as maneiras de viver e as atitudes de alguém, são requeridas duas coisas:

1. UM CONHECIMENTO DE DEUS
2. FÉ EM DEUS.

O propósito desta primeira lição é induzi-lo a se livrar das dúvidas e temores. Se uma pessoa pode ousar confiar em Deus e dar a Ele uma chance de fazer por ela todas as coisas que a Sua Palavra declara, Ele fará. A batalha estará ganha.

Estamos vivendo em dias de apostasia e escuridão, em que a religião se distanciou do seu estado de pureza original. Leia sobre a glória e o poder da Igreja, os milagres e as grandezas dos tratamentos de Deus com os homens na Bíblia. Depois olhe honestamente para o “mundo cristão” de hoje. Nas igrejas existe uma rivalidade de púlpitos e de bancos, milhares de credos disputando a respeito de doutrinas triviais. Aos palácios de adoração, prédios importantes e lindos, estão tristemente faltando milagres e poder, o puro evangelho que Jesus ensinou.

O desfile do “melhor” povo no domingo de manhã se ajuntando numa igreja, enquanto um lindo órgão toca é impressionante; todavia, da igreja deste dia, Jesus disse: “pois dizes: Estou rico e abastado,e não preciso de cousa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu” - Apocalipse 3:17.

“Miseráveis e infelizes?” Sim, pois, muitas vezes, eles vão embora, sem nunca encontrar o conforto e a ajuda de que precisam.

“Pobres?” Sim, pois embora se orgulhem dos bens do mundo, são pobres e destituídos de todas as coisas que Deus quer que eles tenham.

“Cegos e nus?” Sim, com certeza. São cegos para a vontade e bênçãos de Deus, e não estão vestidos com o Seu sorriso. Será que os apóstolos dos primeiros séculos reconheceriam a igreja hoje? Vamos tentar esquecer o preconceito e idéias preconcebidas e ir de novo até a Palavra de Deus para aprender novamente a respeito d’Ele e da Sua vontade para nós.

Primeiro medite e pondere neste trecho das Escrituras, em sua mente:

“Visto como pelo seu divino poder nos têm sido doadas todas a cousas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo...” - II Pedro 1:3-4.

Pense sobre isso: o poder de Deus tem nos dado TODAS AS COISAS que fazem uma vida plena. Como? Através do CONHECIMENTO de Deus e do Seu Filho.

Agora observe o versículo quatro que fala de recebermos Suas preciosas promessas que nos capacitam a participar da natureza de Deus. Este é o segredo: Deus se coloca dentro dos nossos corações, quando confiamos n’Ele e cremos em Seu Filho, Jesus, como nosso Salvador. Não é uma questão de quão grandes ou quantos sejam os nossos problemas, pois lemos que “...para Deus não haverá impossível” - Lucas 1:37.

A Palavra de Deus criou o universo, toda a vida, e fez o homem à “sua própria imagem”, com o objetivo de que você e eu sejamos como Ele próprio (I João 3:1-2) ou, como vimos antes, “participantes da natureza de Deus.”

A INTEGRIDADE DE DEUS

As promessas da Palavra de Deus são tão grandes que são difíceis de apropriar e crer, pois somos inclinados a limitar Deus por causa das nossas próprias limitações. Portanto, edificaremos primeiro nossa fé em Deus por um estudo dos seguintes versículos:

“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?” - Números 23:19.

“Estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.” (Romanos 4:21).

Deus é fiel, e Ele sempre cumpre Sua Palavra. Para agradar a Deus você deve crer que Ele está dizendo a você a verdade em Sua Santa Palavra.

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” - Hebreus 11:6.

Lemos na Palavra de Deus que Ele nos impulsiona e nos DESAFIA a provar o Seu poder. Ele diz em Jeremias: “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas, que não sabes” - Jeremias 33:3.

Você duvida da capacidade de Deus fazer por você? Creia em Sua Palavra e as dúvidas sumirão.

“Então respondeu Jó ao Senhor: Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser impedido” - Jó 42:1-2

“No céu está o nosso Deus; e tudo faz como lhe agrada” - Salmo 115:3.

Uma passagem semelhante da Escritura nas palavras de Jesus é:

“...para Deus tudo é possível”- Mateus 19:26b.

DEUS NOS ENCORAJA A PEDIR LIBERALMENTE

Alguns de vocês podem dizer: “Eu não duvido que Deus pode fazer todas essas coisas, mas será que Ele fará isto?” Observe que Jesus nos encoraja a pedir liberalmente, para que a nossa alegria possa ser completa.

“Em verdade, em verdade vos digo, se pedirdes alguma cousa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome. Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa” - João16:23b,24.

Não tenha medo de pedir por uma coisa muito grande, desde que você esteja pedindo algo que Deus quer que você tenha; lemos que Ele é capaz de fazer muito mais do que pedimos ou até pensamos.

“Ora, àquele que é PODEROSO para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” - Efésios 3:20.

Ao pedir a bênção de Deus, esteja seguro de que você sabe as coisas que Deus quer que você tenha. Somente quando orarmos em Sua vontade, receberemos verdadeiramente de Sua abundância.

Somente quando vivermos e pedirmos em obediência à Sua vontade, sairemos das sombras da dúvida e do medo e caminharemos para o brilho radiante da Sua bênção.

Nas lições que se seguem, estudaremos as promessas de Deus para a bênção e as condições que devemos reunir para receber seu cumprimento em nossas vidas. A lição dois tratará das bênçãos eternas em resposta à oração.

REVISÃO DA LIÇÃO

1. Qual é a passagem bíblica que se refere às preciosas promessas de Deus? Tente memorizar essa passagem.
2. Memorize quatro versículos, referidos nesta lição, nos quais são encontrados a capacidade e poder de Deus.
3. Onde, na Palavra de Deus,  somos encorajados a pedir liberalmente a Ele?
4. O que devemos fazer primeiro, se quisermos ter as nossas orações respondidas?

Palavra Vivente
Reino Net

 

voltar para Doze Chaves

left show tsN fwR normalcase|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left show fwR uppercase bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase c05|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||