12. A Cura da Insegurança

A Cura da Insegurança

Resumo:

Nós nos sentimos inseguros quando não temos confiança na Palavra que Deus nos deu. E quando nos sentimos inseguros nós buscamos dos outros um relacionamento que faz exigências. Nós nos relacionamos de maneira certa uns com os outros se nos relacionarmos de maneira certa com a Palavra do Senhor.

Textos Bíblicos: Salmo 27:1-6; João 19:26, 27; Jó 14:1; Efésios 4: 11-14.

Um relacionamento errado, com frequência, é estabelecido por causa da nossa insegurança. Nós exigimos que alguém seja para nós algo que Deus não deseja; isso porque não conseguimos confiar no relacionamento que o Senhor cria. Assim sendo, tentamos aperfeiçoar esse relacionamento, não num nível espiritual, mas um nível humano que Deus não aprecia.

Quando caminhar de fato com Deus e crer na Sua Palavra, você se verá livre da sua insegurança. Uma vez livre dessa insegurança básica no espírito, você poderá relacionar-se com os outros ao nível do Reino de Deus sem nenhum temor, sem nenhuma reserva. Esta é uma verdade em que você poderia meditar semanas a fio!

Davi entoou este salmo de destemor: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança. Uma coisa peço ao Senhor e a buscarei: que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor, e meditar no seu templo. Pois no dia da adversidade ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha. Agora será exaltada a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam. No seu tabernáculo oferecerei sacrifício de júbilo; cantarei e salmodiarei ao Senhor”. (Salmo 27:1-6).

Veja o destemido senso de segurança que havia em Davi! Grandes exércitos podiam acampar-se contra ele, multidões podiam levantar-se procurando ferí-lo. Embora pudessem lhe sobrevir guerras, havia este profundo senso de segurança no seu coração.

Relacionamentos que contêm um senso de insegurança fazem as pessoas buscarem algo que na verdade não é a resposta. Elas buscam um relacionamento especial com um apóstolo, um pastor ou um presbítero achando que estão na ordem divina e que estão sendo submissas. Elas precisam enxergar a verdade: estão inseguras, e por isso fazendo seus líderes serem para elas algo que Deus não quer que eles sejam.

Um ministério de autoridade sábio tem mais problemas em afastar as pessoas de si do que em atraí-las para o Senhor. Em vez de se apegarem ao Senhor, elas muitas vezes se apegam a ele. Devido ao seu senso de insegurança elas esperam que um homem seja algo que Deus não quer. Se confiassem na Palavra do Senhor, ela seria sua verdadeira segurança.

Você quer saber então qual o valor de se ter um apóstolo? Um verdadeiro apóstolo lhe dá uma Palavra Viva, o que se torna a base de toda a sua segurança. Se você não crê na Palavra Viva, mesmo que tivesse uma dúzia de apóstolos como guarda-costas, Satanás ainda conseguiria atingí-lo e devastá-lo. Não coloque a sua confiança naquele que deve ser apenas um canal de Deus. Coloque sua confiança na Palavra que flui por esse canal. Nós nunca elogiamos os canos de água, mas gostamos muito da água que sai deles.

Nossos relacionamentos agora estão sendo corrigidos quanto à forma de nos relacionarmos no Reino de Deus. Você está sendo desmamado do canal porque a Palavra preside. Qual é a sua segurança? Crer na Palavra, relacionar-se com a Palavra, relacionar-se com o Senhor. A ênfase correta sempre o desmama do canal e o leva ao fluir da própria Palavra. Por estar inseguro, você procura agarrar-se a outra coisa. Eu poderia lhe dar muitas ilustrações a este respeito. Mas se você está inseguro, é porque não cofia na Palavra que Deus lhe deu.

Não vá, motivado por medo, dizer a um pastor: "Dê-me uma Palavra de profecia. Diga o que vai acontecer". A profecia nunca foi feita para substituir a sua confiança em Deus. O fato de receber uma Palavra de profecia não significa que você não precisa confiar em Deus. A verdade é que você não pode sentir-se seguro sem uma confiança em Deus. Confie nEle profundamente. Deixe esta verdade tomar conta do seu espírito. Sua insegurança será totalmente eliminada no dia em que você começar a confiar no Senhor.

Observe o seu relacionamento com os presbíteros que estão acima de você. Mas observe principalmente o relacionamento que existe, por exemplo, entre marido e mulher. Se eles se sentem inseguros, começam a fazer exigências ou a se ajustar mutuamente; ou então negam-se a exigir um do outro coisas que são legítimas por causa do medo de serem feridos, por causa do medo que a insegurança cria. A partir daí eles não confiam em todas as fases do seu relacionamento. Eles não encontram benefício e unidade maior nesse relacionamento porque, como resultado da insegurança, algo está faltando.

Não há nada que possa diminuir tanto o percentual de bênção, amor e alegria num lar quanto um dos cônjuges estar se sentindo inseguro e cheio de temor. É só um estar cheio de temor para grande parte da bênção ser destruída.

O mesmo acontece até com os líderes. O líder pode sentir-se inseguro, embora o povo que o segue não. Basta o líder sentir-se inseguro para transmitir um relacionamento errado. Ele vai exigir um relacionamento que Deus não deseja entre ele e o povo. Da mesma forma, se o povo se sentir inseguro, também vai exigir um relacionamento com o líder que Deus não deseja.

Os relacionamentos do Reino precisam ser examinados inteiramente no Espírito. Toda a mecânica por que passam precisa receber cada vez menos atenção nossa, e o Senhorio de Jesus Cristo precisa tornar-se cada vez mais a base de todos os relacionamentos. A base de um relacionamento é o que o Senhor diz e não o que vemos uns nos outros. Um relacionamento não se baseará em insegurança, mas será aquele que Deus estabelece, conforme Cristo fez na cruz quando olhou para Maria, Sua mãe, e para João dizendo: “Mulher, eis aí teu filho. Filho, eis aí tua mãe".(João 19:26,27). Por uma única Palavra Ele criou um relacionamento duradouro.

João não disse: "Espero que nos combinemos. Espero que este se torne um bom relacionamento. Eu vou cuidar de Maria e espero que ela goste". Isso não tinha nada a ver com aquilo. Não fazia a mínima diferença. Não havia nada de insegurança no relacionamento deles.

Este havia sido criado por uma Palavra do Senhor e como eles confiavam nessa Palavra e Jesus era Senhor sobre suas vidas, até na hora da Sua morte, eles se ajustaram completamente ao que Ele dissera.

Você talvez diga: "E o que vai ser do meu relacionamento com meu marido"? Não será absolutamente nada, se você não crer na Palavra que Deus deu. "Mas tenho problemas". Todos têm problemas. Qualquer pessoa, filha de Adão e Eva, que se unir a outra neste mundo, vai ter problemas. “O homem, nascido de mulher, é cheio de inquietações”. (Jó 14:1).

Seus relacionamentos não serão o que devem ser enquanto não houver uma Palavra Viva de Deus que você endosse; então você se sentirá seguro. Sua insegurança e problemas de relacionamento vêm, porque você não crê na Palavra de Deus. "Mas há conflitos"! Isso não faz a menor diferença. Ninguém sai perdendo neste caminhar final com Deus por causa de problemas, mas por causa de uma insegurança básica fundamentada na incredulidade.

Agora nós enfrentamos todos os tipos de perigos em potencial, tais como perigos provindos de perseguições. Sabe lá o que Deus vai permitir que venha contra nós para Sua glória? Sabe lá quais serão as próximas mentiras de Satanás? Mas não vamos ficar atemorizados. Vamos cantar com Davi: “Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança. Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor, e meditar no seu templo”. (Salmo 27:3,4). Quando vierem perseguições contra nós, o Senhor nos levará a um lugar de perfeita confiança nEle.

Quando espíritos de temor tentarem nos atingir, não conseguirão nada, se confiarmos no Senhor e estivermos fazendo a Sua vontade. Vamos dizer "sim" a tudo que Deus nos mandar fazer. Ao dizer "sim", nós mostraremos nossa confiança no Senhor. Esta é a forma de se criar fé. Por outro lado, a forma mais fácil de perder seu caminhar com Deus é não fazer nada.

Você quer realmente prosseguir com Deus? Faça de todo coração o que Ele colocar à sua frente. Levante-se diante do Senhor e proclame o Reino. Traga-o à existência com intercessão. Todo momento que estiver intercedendo, faça-o de todo coração. Assim você terá a segurança de estar agindo sobre a Palavra e crendo na Palavra. Senão, você se sentirá inseguro, porque não estará num estado de obediência em que confia na Palavra para poder cumprí-la de todo coração.

O ato de esperar no Senhor por outra Palavra dEle pode ser feito com a motivação errada. Você pode ficar tão confuso, que acaba na direção errada. "Senhor, deste-me uma estrela para seguir, mas agora ela está atrás de mim. Dá-me outra". Então o Senhor vai dizer: "Volta-se. A estrela ainda está lá. Eu lhe dei a Palavra. Siga-a de todo coração". A Palavra de Deus para você só pode desaparecer, se você se virar para a direção errada e se afastar dela.

Estabelecimentos do Reino se baseiam numa Palavra vinda de Deus. Relacionamentos errados se baseiam em insegurança. Você exige de um relacionamento algo que não deveria haver. Será que você é um bebê que deve ser desmamado? Talvez você esteja recebendo atenção demais. Faça a vontade do Senhor. Se está num lugar difícil, consiga alguém para ficar ao seu lado e para cuidar para que você se saia bem. Vá a um pastor ou profeta e consiga algumas respostas. Não diga sempre: "Estou passando por um mau pedaço, ah, estou passando por um mau pedaço!" Talvez eles devam chegar e lhe dizer rispidamente: "Se você ouvir a Palavra que está vindo e crer e agir sobre ela, você não vai ter todos esses problemas".

A insegurança o leva a exigir de um relacionamento algo que o sustente; mas nada irá sustentá-lo a não ser uma Palavra de Deus e o ato de caminhar de todo coração nessa Palavra.

Todos os problemas que podem vir e todas perseguições que podem nos assolar não são tão letais quanto a insegurança que vem da desconfiança. Se confiar num relacionamento, você se sentirá seguro nele. Mas esse relacionamento talvez pareça errado, se a outra pessoa não estiver relacionando-se como você desejava. Certifique-se de que aquilo que você deseja é o que Deus deseja e o que Deus disse. O que você precisa seguir é a definição da Palavra que Deus deu sobre o relacionamento. Isso o ajudará a amadurecer em Cristo.

Deus tem um modo de nos repetir uma Palavra, porque sabe como somos fracos. Mas Ele não vai aprovar o fato de você receber uma Palavra atrás de outra e mais outra atrás de outra sem crer. No meio das provas, Ele reforça uma Palavra dando-lhe outra que a fortalece.

Davi foi ungido três vezes antes de se tornar rei sobre todo Israel (1 Samuel 16:13; 2 Samuel 2:4; 5:3). Após a primeira unção, ele saiu e matou um gigante. Depois disso ele se tornou tão adequado para ser rei que Saul estava sempre tentando matá-lo. Na segunda unção ele se tornou rei sobre Judá. Na terceira tornou-se rei sobre todo Israel. Por todo esse tempo Davi provavelmente foi abalado, mas nunca duvidou do que Deus fizera na sua vida.

Repetidas vezes Abraão recebeu uma Palavra do Senhor, às vezes separadas por anos. Deus fazia isso para assegurar a Abraão de que tudo daria certo: "Esta é a Minha Palavra para o seu coração". Deus reforçava a Palavra pela repetição. É bem diferente você se sentir tão inseguro diante de Deus que não confia na Sua Palavra e ainda pede uma outra inteiramente nova. Assim você não está confiando no seu relacionamento com Deus e Ele nunca permitirá que Seus servos signifiquem para você mais do que Ele significa. Não espere que os líderes sejam canais de algo que você não está confiando que Deus vai lhe dar. Não coloque sua fé mais nos canais do que no Senhor. Isso o leva a exigir um relacionamento errado entre você e as pessoas que Deus levantou para lhe ministrarem.

O Senhor está acertando com o prumo todos os nossos relacionamentos. No nosso desejo pelo Reino, os nossos relacionamentos estão sempre melhorando. Não porque estejamos atingindo a perfeição; nós ainda temos nossas pequenas peculiaridades e idiossincrasias. O que nos faz nos darmos bem uns com os outros com todas as nossas diferenças de personalidade? O que nos faz fluir juntos como família? Nós estamos nos relacionando. Deus nos deu uma Palavra para sermos a Sua família e nós cremos nEle.

Nós não devemos nos relacionar erradamente dizendo: "Se eles vão ser 'família', vão ter que fazer isto para mim". Da mesma forma não diga: "Eu não vejo como podemos ser uma família; eles exigem tanto de mim"! Se não fizermos exigências indevidas uns dos outros, nós fluiremos juntos. O processo é doloroso? Ah, sim, dói.

Chega uma época quando a criança precisa mudar seu relacionamento com a mãe. Você já viu uma criança sendo desmamada? Ela fica furiosa. Fica desesperada. Berra, chora, soluça, grita! Fica zangada! É inevitável que o bebê seja desmamado. Os esforços da mãe podem falhar temporariamente por causa do choro e dos gritos. A mãe pode, a princípio, não ter força e determinação de coração, mas é preciso ser criado um novo relacionamento quando chega a época da criança ser desmamada.

É isso que Deus faz conosco. O relacionamento precisa mudar de acordo com a vontade de Deus para nós naquele momento. Isso não quer dizer que o relacionamento não vai ser tão profundo. Provavelmente vai ser ainda mais profundo. Vai ser mais íntimo. Vai ser mais real. Você vai querer relacionar-se à moda de Deus. Seu pastor talvez não seja para você o que você gostaria, mas não fuja dele. Interceda por ele ainda mais. Torne-se um dos filhos alí, agindo e lutando, mas não espere ser sustentado pelo que ele lhe dá. Seja sustentado pela Palavra do Senhor e confie nessa Palavra de todo coração.

 

voltar para Cura e Libertação

left show tsN fwR normalcase|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left show fwR uppercase bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase c05|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||